Como está a transformação digital da sua empresa? Veja por que ela é tão importante e descubra tudo o que ela pode fazer por seus negócios!
A mudança já estava a caminho, mas a pandemia do coronavírus acelerou o processo em praticamente uma década, segundo os especialistas. E enquanto algumas empresas vanguardistas aproveitaram para expandir seus negócios e lucrar na crise sanitária, outras foram pegas de surpresa e tiveram que correr para se adaptar. De uma forma ou de outra, uma coisa é certa: a transformação digital já é uma realidade.
E em uma coisa todos concordam: a transformação digital nas empresas é um caminho sem volta. Não importa a área, a região ou o tamanho, ela já é imperativa para a corporação que não quer ser engolida pela concorrência.
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como implantar no seu negócio? Leia até o fim este artigo e venha saber tudo sobre transformação digital nas empresas!
Mas afinal, o que é a transformação digital?
Se quando você ouve o termo transformação digital pensa em uma tecnologia futurista, esqueça: ela já faz parte do presente e há mais tempo do que você imagina.
Antes da pandemia, vários processos já estavam sendo automatizados, e algumas empresas já estavam fazendo investimentos substanciais em inovação. Mas com a necessidade de manter a roda da economia girando mesmo com o isolamento social, várias soluções foram sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas em tempo recorde.
Isso porque, na verdade, a transformação digital é o terceiro de um processo com 3 momentos:
1 – Digitização
Foi o processo de transição da informação analógica para a digital, ou seja, a passagem de sons, imagens, sinais e objetos para o meio digital através dos valores binários, representado por 0 ou 1 para que pudessem ser armazenados em dispositivos eletrônicos.
Com isso uma quantidade incomensurável de informação pode ser guardada em muito menos espaço e com muito mais segurança, aumentando também a sua acessibilidade e mobilidade.
2 – Digitalização
A digitalização é o processo de mudanças reais realizadas nas empresas através das tecnologias emergentes, como a Big Data, inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), criptomoedas, blockchain etc.
É mais do que o aumento da tecnologia da informação (TI), significando uma visão totalmente holística da tecnologia como agente de mudanças profundas nas empresas e na sociedade como um todo.
3 – Transformação digital
É a mudança do estado tradicional das estruturas – economia, organizações, leis, cultura, hábitos etc. – para os padrões e formas de viver digitais.
Assim, a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital o efeito.
A transformação digital nas empresas aumenta o desempenho nos negócios, mas também reduz custos, gera informações mais precisas, melhora a experiência do cliente, acaba com retrabalho por erros humanos, otimiza o atendimento, economiza tempo com tarefas repetitivas, melhora a logística etc. A lista de benefícios é imensa – e não para de crescer.
Bem-vindo à Revolução 4.0
Já estamos na quarta revolução industrial (Revolução 4.0), iniciada em 2011 e que, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, representa o modelo empresarial que, naquela época, já tinha o objetivo de utilizar as tecnologias atualmente disponíveis para gerar conhecimento e produtividade.
O que acontece é que, ainda hoje, não são todas as empresas que conseguiram ou sequer tentaram mudar o mindset para incorporar processos tecnológicos que modernizam e aumentam o desempenho das empresas.
Mas, assim como ocorreu em todas as revoluções industriais anteriores, a mentalidade dos gestores também precisa mudar. Todo o mindset precisa estar alinhado com a transformação digital, começando pelas lideranças e seguindo por toda a cultura organizacional até o relacionamento com o cliente.
Afinal, muitas regras que orientavam o progresso dos negócios antes da era digital simplesmente não se aplicam mais. Mas é uma mudança que leva muito mais do que investimentos, precisa de processos colaborativos com transformações radicais nas estruturas das corporações.
Funcionamento da transformação digital
A transformação nas empresas prevê que a tecnologia tenha um papel estratégico fundamental no crescimento dos negócios, mas é preciso haver um escopo bem definido para encarar os desafios que surgirão.
Alguns deles são as dificuldades técnicas, necessidade de investimento bem planejado, a resistência dos envolvidos e um mapeamento preciso das necessidades da empresa.
Por isso, o primeiro passo deve ser um diagnóstico real da situação da empresa no mercado e também internamente para entender como a transformação digital pode melhorar a performance nos negócios. Assim as prioridades podem ser definidas e as melhores tecnologias identificadas.
Mas para a incorporação de novas tecnologias pressupõe mudanças na dinâmica de trabalho com um todo, demandando uma nova visão de gestão alinhada aos recursos tecnológicos disponíveis.
Dessa forma, as lideranças devem entender que essas tecnologias otimizarão o resultado das equipes, e, portanto, todos deverão estar capacitados para o seu uso – inclusive servindo de exemplo.
Uma vez feita a implementação das diversas tecnologias que, integradas, serão a estratégia da transformação digital na empresa, é preciso testar quais são os recursos que melhor atendem às necessidades, otimizando a rotina, reduzindo custos, aumentando as vendas e melhorando a imagem no mercado e a experiência do cliente.
Tenha em mente que a transformação digital deve levar praticidade, simplicidade e otimização aos processos. Portanto, avalie os resultados através de indicadores-chave e invista no aperfeiçoamento das inovações que podem entregar a melhor evolução empresarial de forma sólida e competitiva.
Como fazer a implementação na sua empresa
Como você viu, a transformação digital pode alavancar resultados e ainda fazer você economizar nos mais variados processos na sua empresa. Tudo fica mais ágil e até seguro, evitando diversos erros desnecessários que são causados por distração, imperícia ou falta de experiência humana.
Além disso, as inovações tecnológicas também ajudam a liberar tempo para que as equipes se ocupem com outras tarefas prioritárias, em vez de ações repetitivas, por exemplo.
Ou seja, a transformação digital é uma evolução em todos os tipos de negócios – e para corporações de todos os tamanhos. Mas para atender a seus objetivos e metas, otimizando resultados, é preciso seguir algumas dicas para a sua implantação.
Use e abuse dos dados
Leve a análise e a gestão de dados para todos os setores da sua empresa. Eles são fundamentais para ter informações mais precisas e rápidas sobre seus negócios e assim conseguir gerar insights poderosos para criar estratégias mais assertivas.
Invista na capacitação dos colaboradores
Os colaboradores de todos os setores precisam entender e saber usar as ferramentas tecnológicas implantadas em cada área. Crie workshops, treinamentos e educação continuada, ajudando também a despertar o interesse dos funcionários para novas tecnologias. O pensamento inovador deve ser sempre criativo.
Crie uma nova cultura organizacional
Para isso, é fundamental investir também em uma cultura organizacional motivadora e proativa. As lideranças devem incentivar os colaboradores a dar sugestões, ter liberdade para tomar decisões e descobrir novas formas de usar a tecnologia para produzir mais e melhor, aumentando os lucros.
3 bons motivos para investir na transformação digital nas empresas
A transformação digital cria diferenciais competitivos que colocam sua empresa à frente da concorrência. Veja 3 bons motivos para implantar nos seus negócios:
Clientes mais satisfeitos
A transformação possibilita um atendimento mais rápido, campanhas mais assertivas e personalizadas, logística mais segura e ágil, maior interação com seu público alvo, retorno mais eficiente e humanizado, pagamentos mais seguros e facilitados, mais canais de comunicação etc.
Em suma, a experiência do cliente fica muito melhor, o que faz com que sua empresa, seja B2C (Business to Consumer) ou B2B (Business to Business), tenha consumidores mais satisfeitos. E, assim, podem facilmente se tornarem embaixadores da marca.
Mais eficiência nos processos operacionais
Ao automatizar diversas atividades da rotina da empresa, você economiza tempo, reduz erros e ainda tem melhor aproveitamento de pessoal, que pode ser deslocado para posições estratégicas.
Além disso, o trabalho burocrático e repetitivo fica mais ágil, o que se reflete também no atendimento ao cliente, havendo ainda redução de papelada e, consequentemente, melhor aproveitamento do espaço físico e controle dos processos, como do fluxo de caixa.
Maior motivação das equipes
Um ambiente inovador é mais colaborativo. Os processos mais ágeis e eficientes aumentam a satisfação no ambiente de trabalho, melhoram o clima corporativo e colaboram para o engajamento dos colaboradores em metas e objetivos.
Além disso, permite que a liderança tenha mais embasamento para feedbacks construtivos, ajudando a construir um relacionamento de incentivo e confiança com o time.
Faça como a Zignet: aposte no digital
Lembre-se: a transformação digital não para, é uma jornada contínua e sem retorno. Procure acompanhar as novidades tecnológicas e visualizar o futuro, procurando ver onde as inovações podem levar a sua empresa.
Assim você terá equipes mais engajadas, mais e melhores dados para tomadas de decisões mais assertivas, clientes mais satisfeitos, redução de erros e custos e mais competitividade no mercado.
A Zignet é uma empresa que já abraçou a transformação digital e procura oferecer inovações de ponta para seus clientes, sempre visando a excelência no atendimento e as melhores condições para colaboradores e consumidores.
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Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.