Saiba o que são e como desenvolver soft skills fundamentais para o crescimento profissional e a construção de equipes de alta performance!
Já vai longe o tempo em que as habilidades técnicas eram o que predominava na escolha do profissional. Com o mercado e as relações de trabalho em plena transformação, as soft skills ganham cada vez mais peso na seleção e retenção de talentos.
Mas afinal, por que elas são tão importantes para a adaptabilidade no mercado de trabalho? No artigo de hoje você vai saber tudo sobre as soft skills e por que essas competências são tão importantes para a progressão na carreira.
O que são soft skills?
Em linhas gerais, podemos dizer que as soft skills são as habilidades emocionais que desenvolvemos a partir das nossas experiências, não apenas profissionais, mas com o mundo ao redor.
Enquanto as hard skills (habilidades técnicas) são mensuráveis e adquiridas através de cursos, treinamentos, experiência prática etc., a habilidade comportamental para lidar consigo mesmo e com o outro nas mais diferentes situações é mais subjetiva.
Afinal, as soft skills são desenvolvidas ao longo do tempo e estão intimamente relacionadas à personalidade de cada um. É a forma como uma pessoa interage com os demais membros do grupo, com liderados, lideranças e com clientes, por exemplo, mas também como lida com suas próprias emoções.
E é por isso que elas já fazem bastante diferença no currículo. De acordo com o relatório Global Trends Report, do LinkedIn, 92% dos recrutadores valorizam as soft skills tanto ou mais do que as hard skills.
Cada vez mais há a compreensão de que um ambiente de trabalho saudável, com uma equipe plural, coesa, satisfeita e engajada aumenta a produtividade e acelera o alcance de metas e objetivos. E para haver uma boa qualidade de vida no ambiente corporativo é fundamental que os colaboradores tenham soft skills.
Dessa forma, além dos requisitos necessários para o preenchimento de uma vaga, as soft skills têm se tornado um diferencial relevante entre candidatos no processo seletivo.
Entenda a relação com uma liderança eficaz
Se as hard skills ajudam a conquistar uma vaga, os especialistas afirmam que são as habilidades sociais no trabalho que capacitam uma pessoa aos cargos de liderança.
Um verdadeiro líder precisa ter experiência e inteligência, sim, mas também precisa saber lidar com as outras pessoas e consigo mesmo em situações de rotina ou inesperadas.
E isso é especialmente importante na medida em que o mercado de trabalho se transforma, se tornando cada vez mais dinâmico, automatizado e globalizado.
A liderança precisa saber lidar com pessoas das mais diferentes culturas, hábitos e vivências, criando um ambiente de trabalho saudável – seja ele presencial ou virtual.
Ela precisa ser o exemplo para seus colaboradores, o agente motivacional e agregador do time, ao mesmo tempo em que tem empatia para reconhecer habilidades específicas e ajudar no crescimento profissional de cada um.
Por isso, uma liderança sem soft skills não é liderança, mas chefia – uma forma ultrapassada e menos eficiente de conduzir um time baseada apenas em resultados.
Como as soft skills impactam o desempenho profissional
As pessoas não nascem iguais, algumas são mais expansivas, outras mais empáticas, outras mais introvertidas e outras mais tensas, por exemplo. Algumas têm uma aptidão nata para o trabalho em equipe, enquanto outras têm dificuldade com o compartilhamento ou divisão de tarefas.
Então imagine que você precisa montar uma equipe de vendas que, por sua vez, trabalhe integrada à equipe de marketing.
Cada time precisa desenvolver estratégias que deem suporte ao outro, em um trabalho conjunto que envolve troca de informações, brainstorming e empatia com os clientes, mas também entre os membros da equipe.
As soft skills tornam todo esse processo mais fluido e eficiente, criando um clima de integração muito mais produtivo.
Da mesma forma, a falta de habilidades comportamentais também pode prejudicar a progressão na carreira, já que um profissional sem inteligência emocional pode ser mais facilmente demitido do que outro que tem essa competência desenvolvida.
Mas o importante é que, apesar de as pessoas serem diferentes, essas habilidades podem ser desenvolvidas.
Veja como desenvolver as habilidades comportamentais
Como você viu, soft skills podem ser desenvolvidas do zero ou mesmo fortalecidas, aumentando seus diferenciais competitivos ou da sua equipe. Há várias formas de fazer isso, veja algumas delas:
Cultura de feedbacks – Procure dar feedbacks construtivos para sua equipe, principalmente se forem jovens profissionais. Mostre opções quando a pessoa errar, incentive mudanças. E faça isso também com você mesmo, pedindo feedbacks sobre seu comportamento para as pessoas que você confia.
Planos de desenvolvimento individual – Crie um plano de desenvolvimento individual de habilidades, definindo meios e metas para o colaborador cumprir. Acompanhe e avalie os resultados, buscando identificar o que é melhor para cada um.
Palestras e workshops – Convide profissionais de destaque para compartilhar suas experiências. Mostre como as soft skills o ajudaram a conseguir os bons resultados, despertando em seus colaboradores o entendimento sobre a necessidade de desenvolver suas habilidades comportamentais.
Já as as atividades compartilhadas nos workshops promovem interação e aprendizado mútuo, uma vez que o trabalho em equipe é parte importante do processo.
Conheça algumas das principais soft skills
Várias soft skills já fazem parte da nossa rotina, sendo praticadas diariamente, muitas vezes até mesmo sem perceber. Mas outras estão mais focadas no ambiente corporativo e precisam ser mais trabalhadas e aperfeiçoadas. Conheça algumas das mais valorizadas no mercado de trabalho.
Resiliência
Muitas pessoas não conseguem lidar bem com seus erros e menos ainda com feedbacks negativos. Com isso, ficam cada vez mais fechadas ao novo, ao aprendizado que impulsiona o crescimento profissional.
A resiliência é a habilidade de compreender suas falhas e usá-las como forma de encontrar um novo caminho baseado na experiência e aprendizado. Mas é também saber lidar com situações imprevistas e superar as adversidades que possam aparecer, sempre aprendendo com elas.
Inteligência emocional
A inteligência emocional é a habilidade de reconhecer e lidar com suas próprias emoções e com as emoções do outro. Saber administrar suas emoções pode parecer uma arte, mas é o princípio básico das soft skills.
E um bom exercício é aprender consigo mesmo, sabendo identificar quando uma emoção forte se aproxima: pode ser raiva, constrangimento, frustração, tensão ou mesmo alegria.
Procure se conscientizar dela, mas não reagir instantaneamente. Deixe-a passar procurando manter o corpo relaxado e o foco na atividade. Logo verá que o estresse se dissipou. A meditação é uma ótima aliada da autorregulação da inteligência emocional.
Quem tem inteligência emocional também consegue lidar melhor com a emoção de seus colaboradores, ajudando a criar um time mais centrado.
Comunicação eficaz / escuta ativa
Saber se fazer entender de forma clara e eficiente é uma das habilidades mais importantes e uma soft skill básica para quem busca cargos de liderança.
Para uma comunicação eficaz, é preciso saber identificar seu público-alvo para adaptar o tom de voz e linguagem e saber ouvir o que o outro tem a dizer, para contextualizar o que for transmitido.
A forma do que é dito e a qualidade do que é dito influencia diretamente na produtividade da equipe, pode evitar ou induzir a erros e promover o engajamento ou a perda de interesse no trabalho.
Saber agir sob pressão
Na rotina empresarial as expectativas costumam ser altas, mas muita gente não consegue lidar com a pressão do dia a dia. É preciso saber administrar os desafios para manter o foco e pensamento estratégico, mantendo a produtividade sob pressão, mas sem estresse.
Empatia
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, identificando e compreendendo emoções, dificuldades e expectativas dos colaboradores. É uma soft skill fundamental principalmente para uma liderança eficaz e que ajuda a criar ambientes de trabalho mais colaborativos.
A Zignet te ajuda a melhorar o desempenho da equipe
As soft skills são fundamentais para o crescimento profissional, contribuem para a construção de equipes de alto desempenho e um ambiente de trabalho mais saudável e humanizado.
A Zignet é uma empresa que investe no desenvolvimento das habilidades comportamentais de seus colaboradores, promovendo uma cultura organizacional mais justa e motivadora.
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Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.