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Revisão do carro: quando fazer e o que dar mais atenção

Revisão do carro
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Saiba por que a revisão do carro é tão importante e descubra os componentes que não podem faltar nesse tipo de manutenção preventiva

A revisão do carro é a melhor forma de manter o veículo de acordo com as especificações do fabricante. Dessa forma, você valoriza seu patrimônio no caso de uma revenda, evita gastos e situações inesperadas que só dão dor de cabeça e ainda garante a segurança nas vias. 

Mas nada de só fazer revisão veicular antes de viajar. Claro que é importante que seja feita antes de pegar a estrada, mas na verdade o procedimento deve ser encarado quase como uma manutenção preventiva. 

Aí sim você vai ver a diferença de ter um carro com o funcionamento em dia e com a melhor performance que pode ter.

Por isso, vale a pena ler este artigo da Zignet até o fim e entender quando fazer e o que merece mais atenção na revisão do carro.

 

Periodicidade: por que ela é tão importante na revisão do carro?

Essa é uma questão fundamental quando o assunto é revisão veicular: ela precisa ser regular – e não pontual, apenas quando a viagem está próxima ou quando se percebe alguma coisa errada no funcionamento do carro.

A revisão periódica funciona como uma prevenção, descobrindo peças que podem vir a dar defeito antes que ele aconteça e afete outras partes do veículo, preservando seu funcionamento.

Lembre-se de que alguns problemas podem começar pequenos, passando despercebidos sem uma revisão, e acabar comprometendo todo o veículo.

 

Mas então quando devo fazer a revisão do carro?

Quando o carro é zero quilômetro, há as revisões de fábrica cujo cronograma deve ser cumprido para não perder as garantias. Mas depois que elas terminam, as peças continuam sofrendo desgaste, certo? Então as revisões também precisam continuar, só que o cronograma passa a ser responsabilidade apenas do proprietário.

É a mesma coisa com um carro usado. Quando você compra, é costume fazer uma revisão inicial para comprovar o bom estado das peças e trocar o que for necessário, mas outras devem vir regularmente para detectar preventiva ante qualquer problema.

O recomendado, então, é que uma revisão seja feita a cada 6 meses ou a cada 10.000 km rodados. Essas informações também constam no manual do fabricante, que sempre deve ser consultado para manter as características originais do carro.

Alguns componentes precisam de atenção especial

Mesmo assim, a recomendação pode mudar. Se o veículo ficar parado muito tempo, ele precisa de uma revisão antes de voltar a rodar. 

E se o uso for muito frequente, como é o caso de frotas ou de carros de aplicativo, por exemplo, o desgaste das peças é acelerado, então o intervalo entre revisões também deve ser menor.

Basta lembrar que quanto maior o intervalo entre as revisões, maiores as chances de um problema sério acontecer.

Fora isso, há componentes que desgastam mais rapidamente ou têm prazo de validade mais curto e precisam de atenção especial. É o caso da correia dentada, do óleo do motor e até dos pneus. Fique sempre atento a esses elementos para evitar problemas maiores e falta de segurança na pista.

 

Itens essenciais na revisão do seu carro

Não há uma revisão do carro padrão, ela pode variar de acordo com o estabelecimento. Então há vários pacotes diferentes dependendo da oficina, por isso é importante saber quais são os itens essenciais que precisam ser checados.

Há pelo menos 9 componentes que não podem ficar de fora da revisão veicular:

1 – Motor

O motor é o coração do carro, além de ser um dos elementos mais caros do veículo, então precisa estar sempre com seus componentes em dia. A revisão deve checar o estado do óleo do motor e do líquido de arrefecimento e se não há vazamentos.

2 – Transmissão

A transmissão, por sua vez, é conhecida como o corpo do carro, porque é ela que transforma a energia do motor em potência para que as rodas girem.

Suas peças, portanto, precisam ser bem cuidadas: caixa de câmbio, embreagem, diferencial, semi-eixo e também o óleo da transmissão. 

3 – Freios

Já os freios são o item mais importante para a segurança do carro. Precisam estar em perfeitas condições para serem eficientes nas mais diversas situações, evitando colisões e acidentes

A revisão deve checar todo o sistema, do nível do óleo de freio, à break light (luz de freio traseira superior), pastilhas e discos, freio de mão e luzes traseiras. 

4 – Radiador

O radiador é que regula a temperatura de trabalho do motor, por isso a água do componente precisa operar sempre com a proporção correta em relação ao aditivo. Essa instrução você também encontra no manual do fabricante do veículo.

Todo o sistema de arrefecimento deve ser revisado por um profissional competente, porque se funcionar fora das especificações ele pode comprometer o desempenho do motor.

5 – Pneus

Pneus carecas perdem a aderência ao solo, dificultando frenagens – e até mesmo manobras rápidas emergenciais podem se tornar mortais. E quanto maior o desgaste dos pneus, maior o risco de acidente. 

A avaliação deve ser constante e a troca deve ser feita assim que perceber o desgaste do friso, calombos ou deformações. 

Além disso, pneus mal calibrados e/ou defeituosos aumentam o gasto de combustível, desgastam várias peças muito mais rapidamente e prejudicam a segurança nas vias.

6 – Velas

Sabia que a vida útil de uma vela é de cerca de 1 ano ou 10 mil quilômetros rodados? Mesmo assim, cada montadora especifica o intervalo em que o conjunto deve ser trocado. 

Por outro lado, o material com que são produzidas também varia bastante, influenciando na performance e durabilidade. Então não deixe de testar as velas na revisão veicular.

7 – Correia dentada

A correia dentada não pode ser esquecida e apesar do prazo ser longo, ela  precisa ser trocada a cada 3 anos ou a cada 50 mil quilômetros, em média.

Mesmo assim, ela deve ser revisada porque essa periodicidade pode mudar de acordo com o modelo, então sempre verifique o manual do fabricante.

Por outro lado, pode ocorrer de os rolamentos auxiliares e os esticadores se desgastarem mais rapidamente por algum motivo, então a revisão do carro deve checar também todo o conjunto de sincronização.

8 – Sistema elétrico

As panes podem ser comuns no sistema elétrico do automóvel se a manutenção preventiva não é feita regularmente. Bateria e alternador, por exemplo, devem ser checados a cada 6 meses – aproveitando para dar uma olhada caprichada nos outros componentes do sistema.

9 – Filtros

Os filtros devem ser trocados uma vez por ano, em média: os de óleo (junto com a troca de óleo), de ar, do ar-condicionado (junto com a higienização do aparelho) e o filtro de combustível. 

Mas atenção aos chamados filtros laváveis, que podem ser mais em conta, mas não são tão eficientes quanto os descartáveis. O melhor mesmo é trocar todos eles na revisão se for necessário.

 

O que fazer antes de levar o carro para a revisão

Quem dirige e gosta de dirigir costuma conhecer bem seu carro. Mas não custa nada tomar alguns cuidados antes de levar o veículo para a revisão. 

Preste atenção nos ruídos e nas diferenças nos pedais, faça você mesmo um check-in de todas as luzes e outros elementos e anote todas as suas impressões.

Assim você terá certeza de não estar esquecendo nada e também estará ajudando o mecânico a fazer uma revisão ainda mais apurada.

E lembre-se de que estes 9 elementos apresentados anteriormente são os fundamentais na revisão do carro, mas não são os únicos. Há outros componentes que também devem entrar na lista, como mangueiras, injeção direta e bicos injetores etc.

 

Faça seu próprio cronograma de revisões

Agora que você já sabe a importância da periodicidade da revisão do carro, faça seu próprio cronograma e mantenha a melhor performance do veículo. As manutenções preventivas são a melhor forma de garantir eficiência, segurança e economia.

Não esqueça também de manter a documentação do carro em dia. Na Zignet todos os débitos veiculares podem ser parcelados em até 12X no cartão de crédito, então é muito fácil regularizar tudo sem pesar no bolso. 

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