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Liderança servidora: um modelo capaz de inspirar seus colaboradores

Liderança servidora: um modelo capaz de inspirar seus colaboradores
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Já ouviu falar em liderança servidora? Veja como ser um agente inspirador e transformador da sua equipe!

Há tempos as dinâmicas de trabalho mudaram, mas nem todos os líderes já conseguiram reconhecer isso. Alguns ainda insistem em liderar de forma autocrática, enquanto outros descobriram um caminho muito mais produtivo e leve de inspirar seus colaboradores: a liderança servidora.

Antes que você se pergunte como é esse modelo de gestão de pessoas, basta lembrar de uma figura histórica que há pelo menos 2 mil anos continua arrebanhando seguidores: Jesus Cristo. Mas ele está longe de ser o único, Nelson Mandela e Martin Luther King, também são bons exemplos.

Da mesma forma, então, trazendo para o ambiente corporativo, colocar a necessidade dos outros e da empresa acima das suas próprias é a chave para entender a liderança servidora, mas tem muitas outras dicas para saber como fazer isso, na prática.

Fique conosco e leia este artigo da Zignet até o final para entender como criar um ambiente de trabalho inspirador e potencializar o desenvolvimento da equipe adotando a liderança servidora.

 

Conheça os princípios da liderança servidora

Algumas pessoas já trazem dentro de si características naturais das lideranças servidoras, mas qualquer um pode desenvolver habilidades nesse sentido.

Este tipo de líder foi originalmente identificado e teve o termo cunhado por Robert K. Greenleaf no ensaio “The Servant as Leader”, de 1970. O autor descreve, então, o tipo de liderança que, em vez de priorizar resultados, foca nas necessidades dos colaboradores. Com isso, o próprio resultado acaba sendo uma consequência e não a finalidade em si. 

Dessa forma, ao contrário da liderança autocrática, que lidera para saciar uma satisfação própria, vaidade ou fome de poder, essa gestão é altamente empática e carismática, servindo de inspiração motivacional para seus liderados.

Como o cerne está no maior ativo de uma empresa, ou seja, as pessoas, o líder servidor tem uma escuta ativa. Ele busca compreender as particularidades de cada colaborador, seja em suas habilidades e competências, em suas experiências que fazem dele um profissional único, seja em suas inseguranças e pontos fracos ou em suas aspirações profissionais.

Com isso, ele não só serve de exemplo, mas procura desenvolver o que cada um tem de melhor, colabora para a capacitação e o crescimento profissional e ainda melhora a equipe como um todo, maximizando resultados positivos para a empresa e a satisfação pessoal de cada um.

Principais características de um líder servidor

A liderança servidora tem como base valores da personalidade do líder. Mas não esqueça de que as pessoas não são todas iguais – e esta diversidade deve ser valorizada. 

Por isso use as características de formas distintas, personalizando de acordo com cada membro. Talvez com uns você deva ser mais compreensivo, enquanto com outro mais desafiador.

Conheça 6 das principais características:

  1. Humildade – Cada um com sua história e suas experiências. Seja humilde para compreender essas diferenças e aceitar que todos têm valor e são igualmente capazes;
  2. Integridade – Não se esqueça de que você é o exemplo, então tenha integridade para jamais faltar com um compromisso firmado com seus liderados;
  3. Paciência – Provavelmente você terá que lidar com situações inesperadas e muitas vezes indesejadas. Então aprenda a exercitar a paciência;
  4. Encorajador – Mesmo quando todos desanimarem, você deve ser encorajador e motivar o potencial de cada um;
  5. Empatia – Para compreender as dificuldades enfrentadas por cada membro da equipe;
  6. Sinceridade – Tenha uma preocupação genuína com o bem-estar do time.

 

Como aplicar no dia a dia

O foco nas necessidades de seus liderados aumenta a conexão entre líder e colaboradores, criando um vínculo de confiança, admiração e inspiração. 

Dessa forma é gerado também mais engajamento e motivação da equipe, o que, consequentemente, melhora o nível de satisfação dos funcionários e os resultados para a empresa.

Mas como, na prática, criar este clima organizacional de liderança servidora? Há muitas formas de fazer isso, algumas das quais você mesmo irá descobrir e personalizar ao longo da sua gestão colaborativa. Veja algumas delas.

Estimule o crescimento profissional

É muito importante incentivar o aperfeiçoamento de competências, o desenvolvimento de novas habilidades e mostrar que você se preocupa com o crescimento profissional de cada um. 

Para isso, ofereça treinamentos, dê oportunidades reais de melhorias na empresa, elabore planos de carreira personalizados para cada membro, crie reuniões de feedbacks construtivos, ofereça mentorias.

Dê mais autonomia

Enquanto a liderança autocrática centraliza o poder e toma para si as decisões, a liderança servidora aumenta a autonomia de seus liderados, delega tarefas, incentiva a tomada de decisões, a inovação e a criatividade.

O líder servidor acredita na capacidade de seus colaboradores e procura aumentar sua autoestima, reconhecendo os esforços de cada um.

Promova o alinhamento de propósitos

É inevitável que cada colaborador tenha uma meta pessoal, é importante compreender e alinhar essa expectativa aos objetivos do setor ou da empresa. Dessa forma, o liderado se sente motivado a alcançar seus sonhos e se engaja no cumprimento das etapas para chegar até ele, melhorando sua produtividade.

Incentive um estilo de vida saudável

Não só o ambiente de trabalho deve ser leve e saudável, com respeito e valorização das diversidades e espírito inclusivo, mas o estilo de vida, mesmo fora da empresa, também deve ser. 

Incentive um equilíbrio entre vida social e profissional, crie oportunidades de encontros informais entre o time fora do experiente, promova festas, viagens e almoços também com as famílias.

Valorize opiniões

Ouvir, entender e usar as opiniões dos liderados para criar oportunidades e melhorar o clima organizacional é fundamental na liderança servidora. 

Claro que o líder deve saber tomar decisões, mas também ouvir e compreender queixas e ideias do time. Assim o trabalho pode ser otimizado e os funcionários se sentem colaborativos e valorizados na empresa.

 

Descubra os benefícios da liderança servidora

Para James C. Hunter, que ajuda a difundir o conceito em livros como “O Monge e o Executivo”, ser um líder servidor é conseguir o equilíbrio entre liderar e ser um agente transformador da sua equipe. Para isso, a liderança deve ser exercida com o coração, mente e criatividade, sempre valorizando as pessoas para conseguir o bem maior.

E os benefícios disso são numerosos e reais, auxiliando a empresa a alavancar seus negócios de uma forma sustentável e duradoura. 

O ambiente se torna mais colaborativo

Como todos se sentem mais valorizados, há uma maior cooperação entre os membros em torno do objetivo comum.

Maior produtividade

Assim, a produtividade também aumenta, ainda mais com o líder sabendo entender as dificuldades de cada um e direcionando seus esforços para solucioná-las.

Melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho

A liderança servidora melhora o relacionamento com a equipe, cujos membros sentem-se mais à vontade para se expressar, seja na alegria ou nas dificuldades. Ansiedades e frustrações são minimizadas e a qualidade de vida no ambiente de trabalho fica mais saudável, com um clima mais leve.

Mais criatividade, inovação e confiança

Como há mais espaço para a expressão das ideias, há também um maior exercício em torno da criatividade e da busca por inovações. As pessoas se tornam mais abertas, receptivas e transparentes, aumentando o senso de confiança entre elas.

Descoberta e retenção de talentos

Ao reconhecer os interesses e habilidades de cada membro da equipe, o líder servidor pode direcionar esforços para o desenvolvimento profissional personalizadamente. Ele cria oportunidades reais de crescimento, o que não só promove a descoberta de talentos, como a retenção de profissionais satisfeitos com a empresa, reduzindo o turnover.

 

Zignet valoriza liderança servidora

A liderança servidora melhora a motivação da equipe e a produtividade, mas também cria um ambiente corporativo muito mais saudável, em que todos se sentem valorizados. E os benefícios são palpáveis, com grandes exemplos como a própria Zignet.

Na Zignet valorizamos cada funcionário, incentivamos a liderança servidora em todos os setores e com isso temos colaboradores que amam o que fazem, sabem que têm oportunidades reais de crescimento na empresa e estão sempre dispostos a prestar o melhor atendimento aos nossos clientes.

Tudo isso e muito mais, fruto de líderes que trabalham com o coração e colocam as necessidades da equipe e da empresa acima das suas próprias necessidades.

Venha conhecer todas as facilidades que oferecemos no site e conhecer de perto os resultados práticos da liderança servidora!

E não esqueça de continuar se informando com dicas para a sua empresa no nosso Blog!

Foto do CEO da Zignet Paulo Loffreda

Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.

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