Logo Zignet branco

| Blog

Como renovar a CNH?

Tempo de leitura: 5 minutos
artigo_detran_simulado
Índice do conteúdo
Rate this post

A carteira de motorista está vencendo? Não perca o prazo e veja agora como fazer para renovar CNH de forma rápida e prática!

Renovar a CNH dentro do prazo é obrigação de todo motorista. Além de evitar a aplicação de multa, andar com a Carteira Nacional de Habilitação válida também evita transtornos, como em caso de blitz e acidentes

Afinal, a carteira de habilitação é um dos documentos de porte obrigatório de todo motorista, atestando que ele passou pelos trâmites necessários e está apto a conduzir os veículos englobados pela categoria CNH.

Mas para fazer a renovação de CNH é preciso cumprir algumas etapas. Continue a leitura e descubra quais são e os prazos para regularizar esse documento.

 

Conheça os prazos para renovar CNH

O prazo de renovação da carteira de habilitação é longo, mas não é o mesmo para todos os motoristas. Desde que passou a ser vinculado aos exames médicos, a validade da carteira de motorista está relacionada à idade do condutor.

Mas é preciso atenção para não deixar para renovar a CNH em cima da hora e acabar perdendo o prazo. Por isso, é importante ficar atento à validade de acordo com a sua idade.

Confira algumas regras gerais de idade:

  • Desde 2021, para quem tem até 50 anos a CNH tem 10 anos de validade;
  • Acima de 50 e até 70, o prazo de validade da CNH é de 5 anos;
  • Já quem tem 70 ou mais, é preciso renovar a carteira de habilitação a cada 3 anos.

Outra coisa importante é que a carteira de motorista perde a validade no dia do seu vencimento, mas para efeito de identificação e realização do serviço ela pode ser usada com até 30 dias de seu vencimento.

 

Saiba as etapas para fazer a renovação da carteira de motorista

Vale lembrar que cada Detran tem autonomia para determinar as exigências, mas, de modo geral, grande parte do processo de renovação da CNH pode ser feito online. 

Em São Paulo, por exemplo, você nem mesmo precisa esperar o vencimento da carteira, fazendo o agendamento CNH no site do Detran ou na página do PoupaTempo Digital. Basta preencher seus dados e fazer o agendamento. Também há agências PoupaTempo no Rio de Janeiro.

Outro ponto importante é que a carteira de motorista deve estar em situação regular, ou seja, não pode estar cassada nem suspensa, nem ter qualquer processo em andamento. Além disso, é preciso que o documento seja o modelo com foto.

Caso seja necessário alterar algum dado – como nome, sobrenome, nome social, data de nascimento, filiação afetiva ou número de documento, entre outros, é preciso fazer o processo de forma presencial.

Mas se não houver qualquer mudança, o pedido de renovação pode ser feito online. Há exceção apenas para a inclusão ou exclusão do exercício de atividade remunerada e o rebaixamento de categoria,

Renovar CNH: documentos e exames médicos

Basicamente os documentos necessários para renovar a carteira nacional de habilitação devem ser os originais do:

  • Documento de identificação com foto (apenas documentos oficiais);
  • CPF;
  • Comprovante de residência ou declaração de residência;
  • Duda pago.

Mas, é preciso ficar atento às regras de cada estado, e consultar as taxas de renovação da CNH no site do órgão de sua região.

Por isso, pensando em facilitar esse processo, disponibilizamos no site da Zignet a guia DETRANS, para que você possa fazer essa consulta de forma mais prática.

E lembre-se, todas as taxas são referentes ao custo da emissão da nova carteira de motorista e o seu envio pelos Correios, dentro de 15 dias. Mas você também poderá fazer o download no aplicativo Carteira de Motorista Digital.

Quem vai renovar a carteira de motorista categoria C, D ou E, deve fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Depois de aprovado nesse exame, quem vai exercer atividade remunerada (EAR) deve fazer também os exames médico e/ou psicológico, também em profissionais cadastrados pelo Detran. Todas as taxas devem ser pagas diretamente aos médicos.

 

Veja se você precisa fazer o curso de atualização

O curso de atualização para renovação da CNH precisa ser feito por quem tirou a primeira habilitação antes de 22 de janeiro de 1988 e não renovou o documento depois desta data. 

Além destas pessoas, também precisa fazer o curso quem está com a carteira de motorista vencida há mais de 5 anos. 

No total são 15 horas/aula que levam aproximadamente dois dias para serem completadas. O curso inclui dois módulos: um deles, de direção defensiva, tem 10 horas/aula, e, o outro, de noções de primeiros socorros, que possui 5 horas/aula.

 

O que acontece se a carteira de motorista expirar?

Dirigir com a CNH vencida dá dor de cabeça e no bolso. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 e mais 7 pontos na Carteira, além de retenção do veículo, que só será liberado para um condutor habilitado. 

Além disso, não esqueça que se o motorista acumular 40, 30 ou 20 pontos em um ano, dependendo das infrações, a CNH pode ser suspensa. Por outro lado, se o condutor for parado em uma blitz e a carteira estiver próxima do vencimento, ele pode levar uma advertência, ainda que seja apenas um aviso para a renovação e não efetivamente uma infração. 

Agora, em caso de acidente, se houver necessidade de apresentar o documento de habilitação, o motorista pode deixar de receber a indenização em caso de perda total, pois a seguradora entende que ele estava andando de forma irregular com a CNH expirada.

‍Então, fique atento aos prazos e às comunicações do Detran do seu estado. O órgão costuma enviar um lembrete antes dos 30 dias do vencimento, época em que você já pode dar início ao processo de renovação da CNH.

 

Com a Zignet tudo fica mais fácil

É preciso atenção para renovar a CNH a tempo de manter a documentação regularizada e evitar prejuízos sem necessidade. Afinal, dirigir com a carteira de motorista expirada é infração gravíssima, gerando multa e até apreensão do veículo.

Mas se você se distraiu e a conta veio parar no seu bolso, a Zignet ajuda você a deixar a dívida mais leve, parcelando multas, taxas e impostos em até 12X no cartão de crédito.

É aquela força que você estava esperando para colocar a vida em dia e rodar tranquilo!

Vem conhecer essa e outras facilidades no nosso site e acompanhe mais dicas de trânsito no nosso Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações