Logo Zignet branco

| Blog

Desenvolvimento e Sucessão Profissional: Investimento para Continuidade Organizacional

Tempo de leitura: 5 minutos
Desenvolvimento e Sucessão Profissional: Investimento para Continuidade Organizacional
Índice do conteúdo
5/5 - (1 vote)

Saiba tudo o que o desenvolvimento de carreira com planos de sucessão podem fazer por sua empresa e melhore a competitividade no mercado!

Várias empresas passam por dificuldades quando seus cargos-chave ficam vagos por algum imprevisto. A ociosidade da função até que seja encontrado outro profissional adequado ou mesmo a simples troca de comando que gera uma descontinuidade no planejamento é capaz de prejudicar os negócios. Mas o desenvolvimento de carreira e os planos de sucessão podem não só eliminar esse problema, como garantir o sucesso do planejamento estratégico.

Leia este artigo até o fim para saber como manter a estabilidade e a longevidade da empresa mesmo com a ausência súbita de líderes de peso.

 

Descubra por que o desenvolvimento de carreira e os planos de sucessão são tão importantes

Problemas de saúde, falecimento, promoção, aposentadoria, migração para a concorrência. São muitos os motivos que podem afastar líderes importantes de forma súbita, sem que haja tempo hábil para uma substituição à altura. 

A menos que a sua empresa tenha um planejamento estratégico de desenvolvimento de carreira com planos de sucessão, o acontecimento pode abalar os pilares da corporação.

Essa descontinuidade, por sua vez, pode gerar problemas diversos, como desmotivação da equipe, enfraquecimento da cultura organizacional, aceleração do turnover, queda dos padrões de qualidade e falta de estabilidade operacional, apenas para citar alguns.

Mas quando o planejamento estratégico inclui um plano de desenvolvimento individual, com ações que visem identificar colaboradores com potencial de liderança e prepará-los para tal, aperfeiçoando suas habilidades e competências, é possível manter a fluidez operacional.

Esse fluxo constante de preparação de líderes é fundamental para o sucesso nos negócios, evitando vácuo que podem surgir inesperadamente. 

O que é um plano de sucessão?

Assim, um plano de sucessão é uma abordagem tática que procura manter a continuidade dos negócios evitando que posições estratégicas fiquem desocupadas ou sejam ocupadas por pessoas em dissonância com a cultura organizacional e as práticas operacionais.

Com isso, o desenvolvimento de carreira com plano de sucessão também funciona como um motivador dos funcionários, aumentando seu engajamento ao terem possibilidades reais de crescimento. 

Dessa forma, como a integridade nos negócios é mantida através de líderes treinados e prontos para assumir o cargo de forma imediata, há também redução do risco para investidores e acionistas.

 

Conheça os principais benefícios

O desenvolvimento de carreira traz diversos benefícios para empresas, empregadores e empregados, já que a relevância do plano de sucessão é incontestável para evitar a perda de produtividade. 

Conheça alguns dos principais benefícios:

Redução da rotatividade

Ao promover o desenvolvimento de carreira, o plano de sucesso evita a alta rotatividade e consegue buscar, internamente, o perfil perfeito que será devidamente trabalhado para cada cargo através do desenvolvimento contínuo de talentos.

Redução de riscos 

A vacância em cargos estratégicos coloca em risco todo o planejamento tático. O plano de sucessão evita turbulências, perda de produtividade e instabilidade financeira, preenchendo a posição imediatamente com uma pessoa preparada para assumir as responsabilidades. 

Maior engajamento dos funcionários

O desenvolvimento de carreiras melhora a motivação e o engajamento. O colaborador se sente valorizado, vendo que a empresa investe em seu conhecimento e crescimento profissional.

Redução do tempo de preenchimento de cargos-chave

Como o plano de sucessão prevê o recrutamento interno, os cargos-chave ficam menos tempo ociosos, podendo ser imediatamente ocupados em caso de vacância.

Fortalecimento da cultura organizacional

Os conhecimentos acumulados pelas lideranças são passados gradativamente durante o desenvolvimento de carreira, proporcionando uma maior coesão da cultura organizacional na passagem de cargo. Com isso, valores, missão e visão da empresa são cada vez mais fortalecidos.

 

Saiba quais são as principais estratégias para adotar na sua empresa

Identificar talentos internos e preparar os profissionais para assumir vagas de liderança estratégica requer um bom planejamento, mas também um processo contínuo.

Para isso, o primeiro ponto é ter uma avaliação de desempenho sólida na cultura organizacional da empresa, de forma que sustente os passos seguintes.

Conheça algumas estratégias para colocar o desenvolvimento de carreira em ação e ter um plano de sucessão eficiente:

Defina prioridades

A direção geral e a equipe de RH devem definir as prioridades do plano de sucessão. Para isso, é preciso alinhar os objetivos e quais os cargos-chave para que eles se concretizem.

Personalize ações para cada cargo

Uma vez tendo sido os cargos identificados, é preciso personalizar as ações conforme as características únicas de cada função. Dessa forma, devem ser estabelecidas quais as habilidades e competências necessárias a cada posição e criar estratégias que possam desenvolvê-las nos sucessores.

Identifique os sucessores em potencial

Na avaliação de desempenho contínua, identifique quais os colaboradores que mais se encaixam no perfil dos cargos estratégicos, sempre considerando as necessidades do negócio. 

Analise a competência em relação aos resultados, ao potencial e ao alinhamento com a cultura organizacional, por exemplo, sempre com foco no melhor desempenho.

Individualize o plano de acordo com o sucessor em potencial

A partir daí execute um plano para cada sucessor, de acordo com o que suas características e necessidade de desenvolvimento. Invista em estratégias como treinamentos e coachings e mantenha um monitoramento contínuo, com feedbacks construtivos, avaliações regulares e revisões de metas de desenvolvimento de carreira.

Veja algumas ideias:

  • Faça uma rotação de funções – O desenvolvimento de carreira deve proporcionar experiências variadas. Ao passar por diferentes funções, os sucessores têm uma visão global da empresa e mais facilidade para encontrar soluções em contextos variados. 
  • Crie projetos desafiadores – Projetos desafiadores ajudam a desenvolver habilidades, aperfeiçoar competências e tomar iniciativas mais assertivas.
  • Individualize as mentorias – Acelere o desenvolvimento de carreira com mentorias nas quais os líderes experientes passam seus conhecimentos específicos aos sucessores.
  • Aposte no desenvolvimento técnico – Treinamentos, capacitações e certificações devem ser empregadas em áreas de alta especialização.
  • Invista na educação executiva com parceiros – Crie parcerias com renomadas instituições de ensino para aplicar educação executiva, formando sucessores mais bem preparados.

 

Desenvolvimento de carreira melhora a competitividade da empresa

Ao adotar um programa de desenvolvimento de carreira, sua empresa ganha mais competitividade, porque não arrisca descontinuar o nível de operacionalidade com a saída súbita de uma liderança-chave.

Por outro lado, os funcionários se sentem valorizados ao verem o investimento da empresa na sua carreira e a possibilidade real de crescimento corporativo, aumentando seu nível de engajamento e satisfação.

Com isso, o turnover é reduzido, a retenção de talentos é potencializada e a competitividade aumenta no mercado.

Na Zignet você encontra sempre dicas importantes para uma gestão humanizada e eficiente, além de diversas outras facilidades. 

Venha conferir no nosso site e continue acompanhando nossas dicas pelo Blog!

Foto do CEO da Zignet Paulo Loffreda

Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações