Logo Zignet branco

| Blog

Search

Bagageiro de teto: quais são as regras?

Bagageiro de tero: como usar?
Índice do conteúdo
4.5/5 - (2 votes)

Vai viajar e o porta-malas é pequeno? Conheça as regras para usar um bagageiro de teto e tornar a sua viagem mais prática e segura!

Hora de viajar e a mala do carro é pequena para tanta coisa. Para quem ama pegar a estrada, especialmente em viagens longas, essa é uma situação comum, que faz o bagageiro de teto ser a solução perfeita nesses casos. 

O que nem todo mundo sabe é que existem algumas regrinhas para instalar e usar o acessório. O Contran faz algumas exigências e até proibições de alguns itens que não podem ser acomodados no bagageiro de teto.

Então não deixe que nada atrapalhe a diversão na próxima trip: leia esse artigo até o fim e saiba tudo sobre as regras para os bagageiros de teto!

 

O que diz a legislação sobre o bagageiro de teto?

Não é proibido transportar carga no teto do carro, mas o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece alguns limites. E é importante conhecer quais são, porque se não forem respeitados podem gerar multa, pontos na carteira de motorista e até a apreensão do veículo.

Essas regras visam preservar a estabilidade do veículo e garantir a segurança nas estradas. Para isso, o bagageiro não pode ultrapassar a largura do carro, ocultar as luzes de freio e a altura não pode ser maior que 50 centímetros — no total. É o que diz a norma informativa 349/2010 do Contran.

Isso é muito importante, principalmente para quem usa os bagageiros abertos, os chamados racks. Já os bagageiros fechados são, geralmente, produzidos dentro das normas de trânsito.

Por outro lado, a carga máxima pode variar entre 50 Kg e 80 Kg, dependendo do porte do veículo. Mesmo assim, o ideal é seguir rigorosamente as orientações do fabricante do bagageiro, que traz a carga máxima suportada pelo acessório em seu manual de instalação.

Essas medidas e peso máximo também valem para quem pensa em transportar móveis e eletrodomésticos no teto do carro. Então, carregar sofás, geladeiras e outros itens ultrapassa os limites determinados pelo Contran, e, portanto, não é permitido. 

 

Vantagens de usar o acessório veicular

O bagageiro de teto é bastante vantajoso para quem quer viajar com conforto e segurança. Diferentemente de colocar tudo apenas no rack, por exemplo, o acessório protege a carga da chuva e do sol, deixando tudo sequinho e bem guardado.

Além disso, uma vez instalado conforme as especificações do fabricante, o bagageiro de teto fica bem encaixado nas barras de apoio, mantendo a estabilidade do carro. E alguns modelos ainda contam com fechadura, garantindo a segurança dos seus pertences mesmo durante as paradas para descansar e se alimentar.

Outra vantagem do bagageiro de teto é evitar que você seja multado por levar bagagem no banco traseiro em desacordo com a legislação. Então se o porta-malas encheu e você quer usar o banco traseiro para colocar os pertences, cuidado.

Mesmo quando o banco é rebatido, expandindo o espaço do porta-malas, é muito importante que a bagagem não ultrapasse a altura normal do banco e obstrua a visão do retrovisor central, impedindo a visão do que está atrás do carro.

Também é preciso que os objetos estejam devidamente fixados, de forma que não se soltem e atinjam motorista e passageiros em caso de acidente.

 

Como instalar o bagageiro no teto

Há uma grande variedade de modelos de bagageiro de teto que permitem um transporte de carga seguro e dentro das normas de trânsito. Veja algumas dicas para escolher e fazer a instalação correta.

Na hora de escolher o modelo do bagageiro de teto, pense no que você quer levar. Escolha o modelo que mais atender às suas necessidades e que seja ideal para o tamanho do veículo.

Há modelos abertos, onde os pertences precisam ser presos por meio de fitas, cordas ou extensores. 

A desvantagem é que a carga fica exposta ao sol e à chuva, geralmente sendo interessante colocar uma lona ou plástico de proteção. Os itens precisam ficar bem firmes, para não se moverem com a velocidade.

Os modelos fechados, também conhecidos como caixas plásticas ou baús, protegem mais a bagagem, que fica guardada sob a tampa. Lembre-se de que as regras de altura e dimensões valem para ambos os modelos.

Todos os carros podem instalar o bagageiro de teto, mas nem todos vêm de fábrica com as barras de apoio, também conhecidas como travessas ou longarinas longitudinais. Se o seu veículo não tiver, antes de mais nada é preciso instalar as barras para poder fazer a instalação correta e segura.

Instale o bagageiro de forma que fique centralizado, sempre seguindo as orientações do manual de instalação que acompanha o produto. Confira se está bem firme, certificando-se de que não irá trepidar na estrada. 

Pare regularmente para conferir a segurança da fixação do bagageiro e faça os ajustes necessários nas cintas e travas para seguir viagem.

 

Cuidado com a quantidade e o peso da carga

A princípio você pode colocar qualquer coisa no bagageiro do teto desde que não ultrapasse o peso e as dimensões determinadas pelo Contran e indicadas pelo fabricante do bagageiro e também do carro. Afinal, cada modelo tem suas próprias capacidades e especificações.

Também é importante que a bagagem fique bem distribuída, de forma a não desestabilizar a aerodinâmica do veículo. Então além de garantir que a carga não chacoalhe nem balance, cuide para que o peso não fique mais concentrado em um lado do que em outro.

Na dúvida, faça um teste antes de pegar a estrada. dê algumas voltas no quarteirão e veja se o peso não está excessivo nem comprometendo a estabilidade do veículo.

Vale ressaltar que o excesso de bagagem em carros de passeio também gera multa, conforme o Artigo 248 do CTB. A infração é considerada grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

 

Invista na segurança da sua viagem

O bagageiro de teto significa mais conforto e mais segurança na sua viagem, além de evitar que a multa pese no bolso — e os pontos na carteira de motorista — se passar por uma blitz ou fiscalização.

Mas não esqueça que a Zignet está sempre te ajudando a seguir em frente com segurança e economia. A gente parcela todos os seus débitos veiculares em até 12X no cartão de crédito, te ajudando a fazer uma viagem mais leve e divertida — e sempre dentro das leis de trânsito.

Venha conferir todas as facilidades no nosso site e continue acompanhando nossas dicas para um trânsito mais seguro no Blog!

 

Uma resposta

  1. A gente pergunta uma coisa e respondem outra: É PROIBIDO TRANSPORTAR BAGAGEM AMARRADA NO TETO DO CARRO SEM INSTALAR O BAGAGEIRO?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações