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O Futuro do Trabalho Remoto: Desafios e Oportunidades para Empresas

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Veja como o trabalho remoto pode ajudar sua empresa a crescer superando desafios e criando novas oportunidades no mercado!

O trabalho remoto ganhou força com a pandemia, mas mesmo antes dela a modalidade já se estabelecia como uma grande tendência. 

Com a evolução digital, empresas e colaboradores viram como o teletrabalho pode ser lucrativo em vários âmbitos — da produtividade da equipe e da lucratividade nos negócios ao bem-estar do trabalhador.

Mas entre oportunidades e desafios, nem tudo são flores. Questões relacionadas à segurança dos dados, gestão do tempo e comunicação, por exemplo, ainda precisam avançar. 

Leia esse artigo até o fim para saber mais sobre os desafios e oportunidades geradas pelo home office e como a sua empresa pode se beneficiar da modalidade.

 

O que é o trabalho remoto

O trabalho remoto é aquele que é realizado à distância e de qualquer lugar. Há três tipos: híbrido, integral ou home office.

O trabalho híbrido é quando o colaborador trabalha tanto de forma remota quanto no presencial, indo à empresa trabalhar em dias e horários pré-definidos. Se for integral, o funcionário realiza as suas atividades de forma 100% remota e do lugar que quiser — de casa, em um café ou restaurante, em um coworking ou até mesmo viajando.

Já o home office é quando o trabalhador trabalha exclusivamente de casa, podendo ou não comparecer à empresa em casos específicos, como em uma reunião ou treinamento.

Modalidade é reflexo das mudanças na sociedade

O estudo “Internet Access and its Implications for Productivity, Inequality, and Resilience” do National Bureau of Economic Research em 2021, mostra que, globalmente, a parcela de trabalhadores remotos no total da população ocupada dobrava a cada 15 anos antes de 2020.

Isso mostra que o fenômeno do trabalho remoto não é recente. No entanto, a aceleração das tendências é inegável durante a pandemia. O mesmo estudo revela que o crescimento da modalidade durante a crise do coronavírus foi equivalente a 30 anos de crescimento pré-pandêmico.

E continua aumentando. Por aqui, uma pesquisa da Universidade de São Paulo em parceria com a Fundação Instituto de Administração mostra que depois da pandemia, o número de empresas que utilizavam o trabalho remoto cresceu de 15% para 60%.

Com isso, em 2022, pelo menos 9,5 milhões de brasileiros já trabalhavam remotamente, ou seja, 9,8% do total de ocupados que não estavam afastados do trabalho — ou seja, 96,7 milhões de pessoas. 

É o que mostra a sondagem “Teletrabalho e trabalho por meio de plataformas digitais 2022” da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE. 

Dessa forma, apesar de o mundo atravessar uma era de transformação tecnológica cada vez mais acelerada, o trabalho remoto não é apenas uma resposta à tecnologia. 

A modalidade é, sim, um reflexo das transformações na sociedade e na economia, desempenhando um papel transformador nas dinâmicas e valores empresariais.

Assim, cada vez mais as empresas devem se preparar para lidar com os desafios e oportunidades que a modalidade oferece, sabendo gerir dificuldades, mas também sabendo aproveitar seus benefícios.

 

Principais desafios enfrentados pelas empresas hoje

Para as empresas, é muito importante conhecer os principais desafios e dificuldades enfrentadas pelos colaboradores no trabalho remoto para conseguir implementar soluções realmente eficazes. 

Conheça alguns dos obstáculos mais comuns:

1. Infraestrutura adequada de TI

A tecnologia é fundamental para o trabalho remoto, mas é preciso identificar as necessidades tecnológicas de cada função e oferecer o equipamento adequado, assim como o suporte para que ela funcione. Manutenção, conexão com a internet, softwares, aplicativos e até mobiliário entram na lista.

2. Comunicação

Falhas de comunicação, mal entendidos, atraso no compartilhamento de informações são problemas comuns no ambiente digital, tanto entre os membros da equipe quanto com as lideranças.

É preciso implementar medidas como videoconferências, canais de chat e ferramentas de gestão de projetos e tarefas para evitar que a qualidade, a produtividade profissional e a agilidade da entrega sejam comprometidas por problemas na comunicação.

3. Gestão do tempo

Muitas vezes o colaborador em trabalho remoto fica longos períodos sem descanso, principalmente os que trabalham por produtividade, sem horário fixo. Isso acaba gerando também uma dificuldade para se desconectar que pode levar ao burnout, depressão e ansiedade, prejudicando a saúde e o rendimento profissional.

Algumas soluções são os softwares de gestão de tempo, a criação de cronogramas para a criação de rotinas de trabalho específicas e o incentivo à adoção de estratégias de concentração e descanso.

4. Baixa motivação

A falta de interatividade com os colegas de trabalho pode reduzir a motivação com o passar do tempo. Da mesma forma, o trabalho remoto pode dar a sensação de que o colaborador está fora da competitividade por reconhecimento, promoções e benefícios.

Algumas soluções são a adoção do trabalho híbrido, reunindo as equipes presencialmente em alguns dias na semana, e a adoção do trabalho em coworkings, em que é preciso se vestir, sair e encontrar pessoas em clima de escritório.

5. Falta de segurança da informação

O trabalho remoto requer mais atenção à segurança da informação, porque ao permitir o acesso às redes corporativas fora do escritório aumenta as chances de invasões maliciosas e armadilhas cibernéticas que tentam acessar dados empresariais valiosos.

É preciso adotar ferramentas de gestão de identidade e controle de acesso com protocolos de verificação de segurança, investir em treinamentos dos colaboradores, contratar pessoal especializado para monitorar tentativas de ciberataques e definir uma política de segurança de dados clara e que siga as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Oportunidades que beneficiam as empresas

Por outro lado, o trabalho remoto oferece uma série de oportunidades para o crescimento da empresa, que fica mais livre para investir em inovações.

Conheça algumas dos principais benefícios:

1. Acesso global a talentos

O trabalho remoto permite que a empresa tenha uma oportunidade global de conquistar os melhores talentos — em qualquer parte do globo. Assim você pode contar com uma equipe plural e diversificada, com todos os benefícios das mais diferentes experiências profissionais.

2. Redução dos custos operacionais

Manter uma equipe de trabalho remoto sai bem mais em conta do que manter um escritório. A organização economiza com o aluguel e condomínio, contas de consumo, limpeza e manutenção do imóvel, impostos e taxas, vale-transporte, serviços, uniformes e suprimentos, entre outros. Assim você reduz as despesas operacionais e tem mais capital para investir no seu crescimento.

3. Aumento da satisfação dos funcionários e redução do turnover

Como o trabalho remoto permite manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, os profissionais tendem a ficar mais satisfeitos. E colaboradores felizes são mais produtivos e engajados nos negócios, o que, consequentemente, reduz o turnover e os custos de demissões e contratações.

 

Boas práticas aumentam o sucesso do trabalho remoto

É muito importante que a empresa foque em estratégias e boas práticas que podem garantir o sucesso do trabalho remoto. Para isso, planejamento e organização são fundamentais, contribuindo para ajudar o colaborador a gerir melhor seu tempo em home office. 

Por outro lado, é preciso que a empresa crie um sistema de comunicação inclusiva, clara, direta e transparente, estimulando a confiança entre os membros das equipes e as lideranças, promovendo uma cultura ética de autonomia e responsabilidade.

Para ajudar os colaboradores a cumprirem prazos e se manterem alinhados às metas e objetivos, é importante fazer check-ins regulares e avaliações de desempenho.

Além disso, saiba trabalhar as lideranças para a criação de equipes fortes e engajadas com atividades de alinhamento, integração e construção colaborativa.

Não esqueça que encorajar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e apoiar o bem-estar e a saúde mental dos funcionários remotos, incentivando o autocuidado e oferecendo práticas de apoio. Essas são ações fundamentais para o sucesso do trabalho remoto.

 

Leve sua empresa mais longe com o trabalho remoto

Ao identificar os desafios e oportunidades do trabalho remoto é possível criar soluções personalizadas para suas equipes, cortando custos e investindo na segurança e bem-estar dos funcionários. Equipes satisfeitas são mais engajadas e produtivas e sua empresa fica mais livre para investir em inovações e crescer.

Com a Zignet você está sempre a par das melhores estratégias de crescimento empresarial. 

Aproveite para conferir mais detalhes sobre os serviços da Zignet no site, assim como outras dicas para sua empresa no Blog!

 

Foto do CEO da Zignet Paulo Loffreda

Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.

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