Você sabe o que significam as diferentes cores nas placas de carros? Saiba o que significam e por que é importante estar atento à categoria certa para o seu veículo!
Sabia que as placas de carro são verdadeiros documentos do veículo? E as cores são tão importantes quanto os demais dispositivos de identificação e antifraude. Dependendo da cor é possível saber se o carro é particular, comercial ou oficial, por exemplo, entre várias outras situações.
Mas por que é importante saber o que significam as cores das placas de carros? E como elas ficam no modelo de placa Mercosul? Será que há alguma legislação sobre o assunto?
Leia esse artigo até o fim para saber essas e outras respostas importantes sobre as cores das placas de carros!
O que as cores das placas de carros dizem sobre os veículos?
As cores das placas de carros são uma forma eficiente de identificar rapidamente, mesmo no meio do trânsito, a qual classificação o veículo pertence. Afinal, ele pode ser um carro oficial ou diplomático, que muitas vezes tem prerrogativas de acesso em um engarrafamento, por exemplo.
Ou pode ser um carro comercial, como os táxis, um veículo de teste ou mesmo de colecionador, com mais de 30 anos de fabricação. E essas informações são importantes também na hora de comprar um carro, por exemplo, para que a placa esteja conforme a função do carro — ou precise ser trocada para se adequar ao seu objetivo.
Além disso, há outro detalhe muito importante: se a cor da placa não corresponder à função do carro, o proprietário pode ser multado. Da mesma forma, aliás, que se a placa estiver danificada ou não puder ter suas informações facilmente identificadas.
Modelos antigos e placa Mercosul
Desde 2020 o Brasil adotou um novo modelo de placas de carros, conhecido como placa Mercosul, mas que agora se chama Placas de Identificação Veicular (PIV).
Assim, a Res. 780/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que as PIV tenham código de barras bidimensionais dinâmico (QR Code) com os números de série e informações do banco de dados do fabricante. Dessa forma, é possível verificar sua autenticidade e rastrear toda a sua produção, da logística à estampagem e instalação no veículo.
Outro detalhe importante é que as novas placas de carro são todas brancas, com uma barra superior azul com o nome do país (Brasil, no nosso caso). Dessa forma, a cor aplicada de acordo com cada categoria é aplicada de forma mais sutil do que nos modelos antigos.
Os modelos de placas de carro antigas, aliás, continuam valendo, porque a mudança para a placa Mercosul só é obrigatória se for necessário fazer a troca de uma das placas por furto, extravio, dano ou roubo, por mudança na categoria do veículo, de município ou estado de domicílio.
Conheça o que cada cor representa
Nos modelos antigos das placas de carros, a diferença de cores era aplicada no fundo da placa. A cor dos caracteres também variava de forma a ganhar destaque contra o fundo.
Mas nos novos modelos essa diferença é bastante sutil, porque o fundo permanece branco, assim como a tarja azul superior. O que muda é a cor dos caracteres, os números e letras que compõem o código de identificação.
Como os modelos antigos continuam rodando por aí, é interessante conhecer o que as cores de ambos os tipos de placas de carros significam. Isso acontece porque não houve uma correspondência exata entre os modelos antigos e novos. Ou seja, o que era vermelho antes, não, necessariamente, continua vermelho nas PIV.
Por outro lado, na placa Mercosul algumas categorias foram reunidas em uma só placa. É o caso da placa do tipo comercial, que reuniu o aluguel e a aprendizagem.
Veja como são as cores das placas nos dois modelos
A seguir, conheça as cores das placas de carros no novo modelo, as PIVs, e como são os modelos antigos que ainda estão em circulação:
Veículo particular
São as placas mais comuns: a placa tem fundo branco com os caracteres em preto. O modelo antigo tem fundo cinza e caracteres pretos.
Veículo comercial ou de aprendizagem
Nessa categoria os caracteres são vermelhos. São os veículos que transportam passageiros ou cargas e que também são usados para aprendizagem nas autoescolas.
No modelo antigo eram duas categorias distintas. A placa comercial ou de aluguel era vermelha com caracteres brancos e a de autoescola era o oposto: fundo branco com letras e números vermelhos.
Veículo oficial
Nesse modelo de placa, letras e números têm cor azul. É o tipo usado nos veículos dos bombeiros, forças armadas, polícias e demais órgãos federais, estaduais e municipais. No modelo antigo a placa tem fundo branco e caracteres pretos.
Veículo especial — ou de teste
Os carros que ainda não foram oficialmente lançados e/ou que estão passando por testes e experiências de fábrica, montadoras ou oficinas têm caracteres verdes sobre o fundo branco. No modelo antigo a placa tinha fundo verde e caracteres brancos.
Veículo diplomático ou consular
Nesse caso, os caracteres são dourados. São os carros de corpo consular, como embaixadas. No modelo antigo a placa tinha fundo azul com caracteres brancos.
Veículo de colecionador
Em 2022 as placas de carros de colecionadores voltaram a ter o fundo preto e caracteres brancos como nos modelos antigos — única exceção entre as PIVs de fundo branco. Anteriormente, a placa Mercosul para estes veículos com mais de 30 anos e que são de coleção ou raros eram letras e números em cinza prato sobre branco.
Não rode de forma irregular
É muito importante rodar com o carro em boas condições de manutenção e com toda a documentação regularizada, inclusive com a placa adequada à função do carro — assim como a categoria correta da CNH.
No site da Zignet você encontra várias facilidades para deixar seu carro em dia, inclusive podendo parcelar seus débitos veiculares em até 12X no cartão de crédito.
Venha conhecer essa e outras vantagens e continue se mantendo bem informado sobre legislação e trânsito seguro no nosso Blog!