Estratégias para Melhorar a Comunicação Interna na Empresa

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Analise e responda: como anda a comunicação da sua empresa? Veja como melhorar e impactar positivamente seus negócios!

A comunicação interna é uma ferramenta poderosa de incentivo, reconhecimento e, consequentemente, retenção de talentos que muitas empresas ainda não sabem como usar. 

Mas esse cenário começa a mudar na medida em que as corporações buscam maior competitividade baseada em seus ativos humanos. É o que mostra, por exemplo, a pesquisa “Tendências em Comunicação Interna” feita pela agência Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Em março de 2022, os pesquisadores ouviram 285 representantes de empresas brasileiras e perceberam que elas estão investindo crescentemente na melhoria da comunicação interna e que 88% dos CEOs entrevistados valorizam e reconhecem os resultados da estratégia.

Então que tal saber mais sobre o assunto e descobrir como aplicar na sua corporação? Leia esse artigo da Zignet até o fim e descubra o que fazer para usar os canais de comunicação interna a favor do seu negócio!

 

O que é comunicação interna 

Quando as pessoas não se entendem apesar de estarem buscando um resultado em comum com colaboração mútua, é comum dizer que há um “ruído na comunicação”.
Uma boa estratégia de comunicação interna acaba com esses “ruídos”, garantindo uma interação eficiente entre todas as equipes e colaboradores em geral. 

Afinal, quando há problemas na comunicação as ideias se perdem, o ambiente de trabalho fica tenso e a produtividade cai, podendo haver conflitos entre colaboradores que aumentam o turnover na empresa. 

Uma comunicação interna bem planejada e executada elimina ou pelo menos minimiza esses problemas, porém, nada funciona sem uma boa estratégia estrutural.

Uma boa comunicação é aquela que é facilmente absorvida — e entendida — pelo receptor. Assim, ela pode ser vertical (das lideranças para seus subordinados) ou horizontal (entre colaboradores hierarquicamente compatíveis), compartilhando informações estratégicas e importantes para a produtividade, mas também para a valorização do ativo humano.

Comunicação interna x endomarketing

Uma boa comunicação interna não funciona apenas para alinhar as equipes em torno dos objetivos da empresa. Ela também aumenta o sentimento de pertencimento dos colaboradores e mantém o time unido em tempos de crise. 

Assim, além de todos estarem cientes das metas e objetivos nos negócios, a comunicação interna incentiva o envolvimento dos funcionários, melhorando a confiança do time nas trocas de lideranças, por exemplo. Além disso, facilita tomadas de decisões e reforça valores, visão e missão da empresa, e também ajuda na adesão a mudanças, como novas tecnologias ou políticas empresariais.

A ideia é promover uma troca de informações eficiente, gerando transparência e confiança entre os colaboradores, times e lideranças —  em todas as áreas da empresa. 

É diferente, por exemplo, do endomarketing, que vai além e tem como objetivo transformar os colaboradores em verdadeiros clientes internos, incentivando seu envolvimento nas questões da empresa.

 

Como criar uma comunicação interna eficiente

A comunicação interna empresarial é uma ferramenta estratégica. É preciso que todos estejam alinhados para alcançar os objetivos da empresa, e, para isso, a transparência é fundamental, mas há outros fatores importantes. 

Veja como criar uma comunicação interna eficiente e envolver os colaboradores.

1. Transparência organizacional em primeiro lugar

Todos precisam estar cientes dos objetivos dos negócios e da real situação da empresa. A transparência é essencial para o alinhamento de objetivos eliminando os ruídos, que podem até começar pequenos, mas se transformar em prejuízos gigantescos. 

Então crie mecanismos para que as equipes não só recebam suas mensagens, mas que entendam efetivamente o que significam para evitar especulações e informações falsas. 

Tenha em mente que a comunicação deve sempre ser de mão dupla, incentivando um retorno criativo, um fluxo de novas ideias em colaboração efetiva dos funcionários.

Desfaça rapidamente qualquer mal-entendido que notar e esclareça rumores infundados para reduzir o ritmo das fofocas.

2. Tenha uma escuta ativa

Ouça de verdade seus funcionários, suas ideias e sugestões. A escuta ativa faz com que o colaborador se sinta mais valorizado e incentiva a sua participação. Com isso você recebe feedbacks reais de quem vive a realidade da empresa e passa a conhecer melhor sua equipe.

Incentive a escuta ativa também entre os colaboradores, mostrando o quanto é importante estar aberto a entendimentos. Apenas a partir daí é possível criar uma comunicação interna eficiente.

3. Use as plataformas digitais de comunicação

As plataformas digitais de comunicação são excelentes ferramentas de comunicação interna. A intranet, por exemplo, integra todos os funcionários, sendo ideal para a divulgação de treinamentos, informativos e arquivos em geral que precisam ser compartilhados e/ou guardados.

Os softwares de RH também estão nessa categoria e podem centralizar informações importantes que precisam ser divulgadas e ainda permitem com acessos personalizados. Envie lembretes, avisos, comunicados etc.

Os e-mails corporativos também são uma das ferramentas de comunicação interna. Ele não deve ser o único meio utilizado, mas não pode ser esquecido. 

Não esqueça dos colaboradores remotos, eles também devem participar das estratégias de comunicação interna através de reuniões presenciais e videoconferências. As plataformas digitais facilitam construir uma comunicação eficaz aproximando os funcionários de ambientes de trabalho híbridos.

4. Feedback construtivo

Fortaleça a cultura dos feedbacks construtivos, eles são importantes para que o funcionário se adeque à cultura organizacional sabendo exatamente o que deve ser mudado ou pode ser melhorado.

Um dos objetivos de uma boa comunicação interna é que o colaborador se sinta à vontade para receber e também dar feedbacks construtivos. Quando percebem que têm voz na corporação, seu senso de engajamento aumenta, melhorando o bem-estar no trabalho e a produtividade.

Crie canais de comunicação para estes feedbacks, como questionários e pesquisas, caixas de sugestões, plataformas de gestão empresarial etc.

5. Lideranças também precisam ser treinadas

Não basta que as lideranças reconheçam a importância da comunicação interna, elas precisam ser capazes de se comunicar com a habilidade necessária. 

Muitas não têm o hábito de se comunicar adequadamente com seus funcionários, então precisam de treinamento nesse sentido. Mostre que existem várias formas de fazer isso, seja online — através das ferramentas tecnológicas — seja com feedbacks presenciais e atualizações. 

Lembre-os de que é preciso querer se comunicar, e tirar o desejo do campo das ideias para o campo real.

 

Mudança começa pela atitude

Lembre-se que toda mudança é uma questão de atitude: não adianta pensar, planejar e não fazer. 

Procure por falhas e pense como a gestão de comunicação organizacional pode ser melhorada. Invista nas plataformas de comunicação, mas incentive também atitudes de retorno de lideranças e liderados, porque o processo só funciona se for bidirecional.

Lembre-se que o alinhamento comunicacional interno cria um ambiente corporativo mais colaborativo e conectado, impactando também como a marca se comunica com o mercado.

O que achou do conteúdo de hoje? Aqui na Zignet você pode confiar para encontrar insights valiosos e confiáveis para a sua empresa!

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Foto do CEO da Zignet Paulo Loffreda

Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.

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