Logo Zignet branco

| Blog

Como Implementar Programas de Incentivo e Reconhecimento

Tempo de leitura: 5 minutos
Como-Implementar-Programas-de-Incentivo-e-Reconhecimento
Índice do conteúdo
5/5 - (1 vote)

Descubra o que é e como estruturar um programa de incentivo e reconhecimento na sua empresa e invista na felicidade da sua equipe!

Se você quer aumentar a produtividade da sua empresa, uma das principais estratégias é investir na felicidade dos seus colaboradores. O estudo “A felicidade melhora a produtividade do trabalhador?”, da Saïd Business School, descobriu que funcionários felizes são 12% mais produtivos do que os infelizes. Nesse contexto, os programas de incentivo são fundamentais para aumentar o engajamento no trabalho, a motivação da equipe e a satisfação profissional.

Essa, aliás, é uma questão cada vez mais em pauta quando o assunto é um ambiente de trabalho saudável e um clima organizacional que motiva o time. O mesmo estudo também descobriu, por exemplo, que os trabalhadores felizes erram menos, são mais focados e cumprem suas tarefas de forma mais precisa.

Gostou da ideia e quer implementar na sua empresa? Então leia este artigo até o fim e descubra como estruturar e gerir programas de incentivo e reconhecimento.

 

Programas de incentivo e reconhecimento: você sabe o que são?

Se você pensou em bons salários, benefícios e promoções justas, acertou. Mas um programa de incentivo e reconhecimento vai muito mais além do básico: ele procura descobrir o que é realmente importante para seus funcionários para, então, buscar formas de gerar valor, atraindo e retendo os melhores talentos.

De acordo com um estudo do Instituto Locomotiva, por exemplo, para 96% dos entrevistados as viagens de incentivo, assim como recompensas financeiras, são importantes formas de reconhecimento. Mas 90% também concordam que o reconhecimento verbal, com elogios e homenagens, também agregam valor ao dia a dia na empresa.

No entanto, apesar de as pesquisas ajudarem bastante no macro, é preciso voltar os olhos também para outras necessidades do seu próprio ecossistema organizacional.

Isso significa conhecer bem seus funcionários, fazer suas próprias pesquisas e estar sempre aberto a críticas e sugestões. Dessa forma é possível estruturar um programa de incentivo e reconhecimento personalizado, que realmente atenda às necessidades dos seus colaboradores.

Descubra como valorizar o esforço dos colaboradores

Melhorar a qualidade de vida dos funcionários impacta diretamente no sentimento de pertencimento da equipe. Para gerar valor através do reconhecimento do esforço de seus funcionários é necessário. Mas isso deve ser um ato contínuo, e não um programa que apenas recompensa quem faz 5, 10 ou 15 anos de empresa.

Segundo o Instituto Gallup, o reconhecimento é um dos drivers de engajamento: quem tem seu desempenho reconhecido busca novas ideias e formas de executar seu trabalho, o que impacta diretamente na produtividade dos negócios.

Um levantamento feito pela Psychometrics, por exemplo, mostra que o reconhecimento é considerado a melhor forma de engajamento da equipe por 52% dos entrevistados. E, na contramão da tendência, apenas 14% das empresas dispõem das ferramentas adequadas para produzir esse resultado.

Já um estudo da SHRM/Globoforce mostra a importância de personalizar o programa de incentivo e reconhecimento conforme os valores do negócio.

Quando isso acontece, é possível reduzir o turnover voluntário em até 31% e há 12 vezes mais chances de alcançarem benefícios tangíveis. E tudo isso com um investimento de 1% da folha de pagamento em um programa de reconhecimento.

 

Como estruturar um programa eficiente e personalizado

Um programa de incentivo e reconhecimento pode e deve atuar em várias frentes, com um modelo personalizado para a sua equipe. Por isso, o primeiro passo é identificar o perfil de seus colaboradores, ouvindo suas dores e qual é a sua percepção sobre a empresa.

Use a voz de seu próprio time para transformar ideias em ações, indo além da oferta de dinheiro, com critérios bem definidos e diferenciais atraentes para os funcionários. 

Veja algumas ideias do que é possível fazer.

1. Mostre seus cases de sucesso nas redes sociais

Sabe aquela história de funcionário do mês? Sim, funciona. Mas vá além e mostre nas redes sociais da empresa aquele colaborador que teve uma ótima ideia ou contribuiu significativamente para resolver determinada demanda. Recompensar esforços publicamente traz ótimos resultados.

2. Crie o hábito de comemorar com a equipe

Seu cliente é importante, mas seus funcionários devem ser prioridade nesse momento. Ouça o que eles têm a dizer, dê sempre feedbacks construtivos, mas também comemore com eles os resultados positivos. É muito importante que eles se sintam parte integrante (e o são) das conquistas da sua empresa.

3. Crie novos postos de trabalho

Há funcionários com habilidades especiais? Que se destacam com ideias inovadoras e diferenciadas? Então por que não criar um novo título de posto de trabalho? Essa ação pode ser parte de um plano de carreira ou o reconhecimento pontual dos melhores talentos, o que também é um incentivo para os demais.

4. Mais férias ou viagens especiais

Um bom programa de incentivo pode incluir dias extras de férias para os melhores funcionários, uma viagem de cortesia ou mesmo a estadia gratuita em um hotel de luxo. 

5. Invista na capacitação contínua

Se seus funcionários querem estar sempre melhorando profissionalmente, quem lucra é a sua empresa. Em vez de ter medo de investir e perder o talento, desenvolva programas de capacitação contínua, em parcerias com cursos e universidades, e mostre que vale a pena continuar na sua empresa.

6. Flexibilidade de horários

Principalmente depois da pandemia, a flexibilidade de horário e a possibilidade de trabalhar de casa alguns dias na semana estão cada vez mais valorizados. Dessa forma o colaborador pode melhorar seu relacionamento com a família e sua qualidade de vida em geral, evitando o estresse de engarrafamentos e fazendo suas refeições em casa, por exemplo.

7. Modalidades de trabalho

Para estruturar um programa eficiente e personalizado de modalidades de trabalho, é importante considerar as necessidades e preferências individuais dos colaboradores e oferecer diferentes modalidades de trabalho pode ser uma estratégia eficaz.

Além do trabalho remoto, que se mostrou eficiente durante a pandemia, considere outras modalidades, como o trabalho híbrido. Nesse modelo, os funcionários têm a flexibilidade de trabalhar parte do tempo no escritório e parte do tempo em casa. Isso permite uma melhor conciliação entre vida profissional e pessoal, ao mesmo tempo que mantém a colaboração e o senso de equipe.

 

É hora de colocar em prática!

Como você viu, os programas de incentivo e reconhecimento são uma forma poderosa de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, melhorando a percepção da empresa entre os funcionários e aumentando o engajamento e a produtividade.

Então aproveite as dicas da Zignet e comece a pesquisar o perfil do seu time para criar um modelo personalizado que vai aumentar o sucesso da sua empresa!

Continue acompanhando nosso Blog e aproveite para saber por que o atendimento de excelência ao cliente é tão importante!

Foto do CEO da Zignet Paulo Loffreda

Paulo Loffreda é um empreendedor e investidor atuante nos cenários empresariais do Brasil e dos Estados Unidos. Fundador e sócio da ZIGNET Instituição de Pagamento em São Paulo, lidera a inovação na tecnologia financeira. Além disso, como fundador e sócio da PlusA Real Estate Development em Orlando, destaca-se em investimentos e desenvolvimentos imobiliários nos EUA. Foi sócio fundador da Planvale Benefícios adquirida pelo UP Group e como fundador e ex-presidente nacional da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços, sua trajetória é marcada por contribuições significativas para o setor empresarial brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações