Logo Zignet branco

| Blog

Ciretran: Entenda o que é e qual sua importância

Tempo de leitura: 5 minutos
Atuacao-do-Ciretran-no-transito
Índice do conteúdo
Rate this post

Saiba por que a Ciretran é tão importante para o fluxo de trânsito e entenda como ela ajuda a desafogar os serviços dos Detrans!

É muito importante conhecer bem as leis de trânsito e estar com toda a documentação em dia, mas saber a responsabilidade de cada órgão é igualmente importante para os motoristas cumprirem seus deveres assim como cobrar seus direitos.

Leia até o fim esse artigo para saber exatamente o que é a Circunscrição Regional de Trânsito e qual o seu papel na vida do motorista!

 

Descubra o que é Ciretran e qual sua principal função

A Ciretran é uma subdivisão do Detran que atua como um apoio, descentralizando as responsabilidades do órgão em diversas cidades e no interior dos estados. Dessa forma, os motoristas podem resolver pendências e solicitar serviços sem precisar ir diretamente no órgão principal.

Assim, a Ciretran acumula também todas as responsabilidades pelo trânsito nos horários de rush e orientação de motoristas e pedestres através de seus agentes espalhados pelas ruas.

Além da fiscalização de veículos e condutores, a Ciretran também é responsável pela emissão de documentos, multas, regularização de impostos e taxas, e a aplicação dos exames para a CNH

A ideia é que essa descentralização dos serviços do Detran em determinadas regiões possa gerar também uma administração mais adaptada às necessidades regionais, principalmente em municípios pequenos e nos interiores.

Diferenças entre Contran, Detran e Ciretran

A normatização e fiscalização do trânsito brasileiro conta com 3 departamentos, dos quais um deles é representado pela Ciretran. E saber a diferença entre eles é fundamental para o motorista entender a quem recorrer quando necessário.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é o órgão máximo do setor. Com sede em Brasília, é ele quem estabelece as normas e regulamenta toda a política nacional de trânsito.

Além disso, o Contran também é o responsável pelas regras que visam dar mais segurança à fabricação e montagem dos carros e veículos automotores em geral, mas é ele também que responde pelas multas por infrações fora do seu estado de origem.

Abaixo dele, em hierarquia, vem o Detran (Departamento Nacional de Trânsito), responsável pela formação dos condutores e a fiscalização da aplicação das leis definidas pelo Contran. Mas o departamento também é responsável pela ordem do trânsito nas ruas.

Então, como um braço do Detran surge a Ciretran, basicamente com as mesmas funções mas criando um atendimento mais descentralizado em municípios pequenos e no interior dos estados. 

 

Conheça os serviços realizados pela Ciretran

A Ciretran oferece uma gama de serviços online e presenciais relacionados ao trânsito, simplificando o acesso e o atendimento de motoristas e proprietários. 

Entre eles, os mais comuns são as emissões e renovações da CNH, a realização de exames de direção, a transferência de propriedade de veículos e a emissão de licenciamento e o registro de veículos novos. 

Além disso, na Ciretran também é possível dar entrada no processo de regularização de multas, a expedição de autorizações especiais e a prestação de informações sobre infrações e pontuação na CNH, por exemplo.

Mas vários destes serviços e muitos outros também podem ser acessados pela internet. Saiba mais sobre eles a seguir.

Serviços oferecidos online

A Ciretran oferece diversos serviços online, facilitando bastante a vida dos motoristas com a modernização dos processos.

Como a Ciretran atua como um braço do Detran, os serviços de ambos os órgãos são basicamente os mesmos – e devem ser acessados pelo próprio portal do Detran da sua região. No Detran-SP, por exemplo, eles são divididos em 3 categorias: veículos, CNH e infrações.

Veja uma lista o que você pode encontrar online no site da Ciretran da sua região:

  • Cartão para estacionamento em vaga especial;
  • Agendamento de exame médico e toxicológico;
  • Solicitação de curso preventivo de reciclagem;
  • Autorização para conduzir ciclomotor (ACC);
  • Alteração de dados e segunda via da CNH;
  • Acompanhamento de serviços da CNH;
  • Habilitação para outro tipo de veículo;
  • Solicitação de segunda via de multas;
  • Suspensão e cassação da habilitação;
  • Liberação ou desbloqueio de veículo;
  • Consulta, defesa e recurso de multa;
  • Consulta e atualização de endereço;
  • Permissão para dirigir no exterior;
  • Veículo danificado ou recuperado;
  • Agendamento de exame teórico;
  • Veículo danificado ou quitado;
  • Consulta de pontos na CNH;
  • Solicitação de CNH digital;
  • Transferência de veículos;
  • Registro de veículo 0Km;
  • Documento do veículo;
  • Autenticidade da CNH;
  • Mudança de endereço;
  • Pesquisa e certidões;
  • Primeira habilitação;
  • Renovação da CNH.

 

Saiba como consultar a sua situação na Ciretran

É muito importante que o motorista e/ou proprietário acompanhe regularmente a sua situação na Ciretran da sua região. E isso é muito fácil, inclusive para marcar para um atendimento presencial, caso prefira ou ache necessário.

Porém, para marcar um agendamento na Ciretran em São Paulo, por exemplo, é preciso conferir os serviços disponíveis e reservar a data pelo site do Detran-SP. Isso acontece porque o órgão, criado pelo governo de São Paulo em 2013, existe justamente para desafogar o Detran.

Assim, para consultar a situação do seu veículo na Ciretran você deve entrar no portal do Detran-SP, acessar a aba “Veículos” e depois “Documentos”. Depois é só escolher a opção que tem a ver com seu caso.

Em São Paulo há quase uma dezena de Ciretrans espalhadas pelo interior do estado, então você poderá ter seu atendimento na unidade mais próxima.

Mas lembre-se que você também tem acesso a várias informações do seu veículo apenas digitando a placa no site da Zignet. Lá você encontra todos os seus débitos veiculares – taxas, impostos e multas – em um só lugar e ainda regulariza tudo de forma rápida e fácil, parcelando em até 12X no cartão de crédito.

 

Fique por dentro e mantenha seu veículo regular com a Zignet!

Como você viu, a Ciretran atua como um órgão muito importante para motoristas e proprietários terem mais agilidade nos serviços, desafogando os Detrans, mas também na organização e fiscalização das ruas, ajudando a garantir um trânsito mais seguro para todos.

Com a facilidade dos serviços online fica muito mais tranquilo manter a situação do carro regularizada e com as facilidades da Zignet, você resolve seus débitos veiculares com conforto e segurança. 

Saiba mais sobre trânsito responsável no Blog da Zignet e não deixe de conferir os serviços e facilidades disponíveis no site para lidar com débitos veiculares!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações