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Carro elétrico vale a pena? Confira os prós e contras!

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Já pensou em ter um carro elétrico na garagem? Saiba mais sobre os modelos e descubra se é ou não o ideal para você!

Por muito tempo ele só habitou o mundo da ficção científica, mas hoje é uma realidade charmosa, sustentável e atraente para muitos motoristas. E a alusão não poderia ser mais representativa com o Elon Musk literalmente lançando o carro elétrico no espaço sideral.

Mas se o vermelho do Tesla Roadster se mantém firme e forte ao redor do sol, quem tem os pés na Terra ainda tem dificuldade em ter um carro elétrico na garagem. Pesquisa da Nissan mostra que 80% dos consumidores latino-americanos comprariam um carro elétrico se o preço não fosse tão caro. 

A verdade é que o carro elétrico ainda divide opiniões: apesar de toda a sustentabilidade, será que vale mesmo a pena? Para ajudar você a entender melhor essa novidade que já é vista com mais frequência nas ruas, a Zignet vai te contar tudo o que você precisa saber a respeito. Fique conosco e boa leitura!

 

Como os carros elétricos funcionam e quais os modelos mais conhecidos?

O carro elétrico não é uma novidade, embora ainda não seja exatamente uma opção popular. Apesar de não haver um registro definido sobre o primeiro modelo do mundo, sabe-se que o conceito nasceu no final do século XIX. E na década de 80, em Nova York, já era possível escolher entre o carro elétrico e o tradicional nas concessionárias. 

Assim, o funcionamento tem algumas diferenças básicas. Os carros elétricos são impulsionados por motores elétricos alimentados por baterias, em vez de motores a combustão interna movidos por combustíveis fósseis. 

A principal diferença, então, é a ausência de um motor a combustão, eliminando a necessidade de gasolina ou diesel. Em vez disso, esses veículos usam baterias recarregáveis como fonte de energia. 

Dessa forma, quando o carro é conectado a uma estação de carregamento ou uma tomada elétrica doméstica, a bateria é recarregada, fornecendo energia ao motor elétrico. Isso resulta em zero emissões de gases poluentes, tornando os carros elétricos uma alternativa mais ecológica e sustentável.

Conheça alguns dos modelos mais vendidos

De acordo com a Fipe, as montadoras que mais receberam pedidos de carro elétrico no Brasil em 2023 são a Fiat, a Toyota e a Ford. Mas os lançamentos não param e o cenário pode mudar bastante. 

A Volkswagen já anunciou o ID.2all, um carro elétrico equipado com algumas referências ao passado da empresa, que aspira ser uma homenagem a modelos tradicionais da marca alemã, como Golf, Polo e o querido Fusca.

A nível global, alguns exemplos populares de carros elétricos incluem o Tesla Model S, Nissan Leaf, Chevrolet Bolt, e o BMW i3. O Tesla Model S, por exemplo, tem uma autonomia de até 370 milhas (cerca de 595 km) com uma única carga e oferece um desempenho impressionante, acelerando de 0 a 60 mph em apenas 1,98 segundos. 

Por outro lado, o Nissan Leaf é um dos carros elétricos mais vendidos do mundo, com autonomia de cerca de 364 km e é conhecido por sua eficiência energética. 

 

Confira os principais pontos positivos

A seguir, conheça algumas das maiores vantagens dos carros elétricos:

Menos poluentes

Como não há queima de combustível fóssil, não há emissão de fumaça nem gases poluentes e nocivos ao meio ambiente e à saúde de modo geral.

Redução de ruídos

O motor elétrico tem o funcionamento muito silencioso, proporcionando uma experiência sem poluição sonora e mais leve tanto para motorista e passageiros, quanto para a cidade de um modo geral.

Alto desempenho

O carro elétrico tem um desempenho poderoso, com alto torque. Uma prova disso é a Fórmula-E, que não deixa dúvidas. Do acelerador, a energia é entregue rapidamente às rodas, sem desperdício. 

Atenção também à eficiência energética: nos motores a combustão é de cerca de 30% e 40%, mas é de 90% nos motores elétricos, aproveitando quase a totalidade da energia fornecida.

Menor custo por Km rodado

Como a energia elétrica é bem mais barata do que qualquer combustível fóssil, o custo por Km rodado também é bem menor. A estimativa é que o custo seja de um terço do gasto com a gasolina, por exemplo. 

Por outro lado, não há necessidade de troca de óleo, o que também acarreta menos gastos com manutenção. Para se ter uma ideia, de acordo com a BMW, o custo por quilômetro rodado do i3 é quase 50% inferior ao de seus modelos a combustão. 

Além disso, sua mecânica é tão simples que o modelo é ainda 20% mais barato para manter e 15% mais barato para consertar.

Movido a baterias

Assim como nos smartphones, a tecnologia de desenvolvimento de baterias é impressionante. Cada vez menores e mais eficientes, a nova geração está sendo desenvolvida à base de grafeno, uma forma de carbono cristalino, assim como o grafite e o diamante.

Conforme a Samsung, as baterias de grafeno armazenam 45% mais energia e recarregam cinco vezes mais rápido que as de íons de lítio.

 

Em contrapartida, conheça os principais pontos negativos

Mas como nada é perfeito nesse mundo, ainda há vários pontos que precisam ser melhorados no carro elétrico. Veja quais são:

Preços elevados

Assim como os modelos tradicionais, também há carros elétricos mais simples e compactos, com preços até R$ 160 mil; outros de médio porte, com valores que variam entre R$ 200 mil e R$ 300 mil; e modelos mais luxuosos, que podem ir bem além de R$ 400 mil.

Dessa forma, o valor do carro elétrico ainda é salgado para a maioria da população, mas algumas soluções interessantes estão aparecendo. 

A chinesa BYD, por exemplo, já está preparando o lançamento do Seagull no mercado, um carro elétrico de R$ 57 mil que deve substituir os Renault Kwid, que hoje custa cerca de R$ 70 mil.

Consumo excessivo de energia 

Esse é um dos pontos mais polêmicos, porque a questão não é apenas do que sai pelo escapamento, mas sim o ciclo completo. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), embora no Brasil a maior parte da energia gerada seja proveniente das hidrelétricas, é preciso considerar que o uso massivo de carros elétricos vai acabar aumentando a demanda por energia.

Mas para manter a produção sem risco de racionamento, é preciso grandes investimentos em geração e distribuição.

E o lítio?

Outra preocupação é em relação ao lítio, base principal das baterias atuais. De acordo com o próprio Elon Musk, CEO da Tesla, “Para produzir 500 mil veículos por ano, basicamente precisamos absorver toda a produção de lítio no mundo”.

Porém, o lítio também é um recurso finito, assim como o petróleo. E, além do lítio, outros minerais nobres usados nas baterias também são extraídos de terras raras, como disprósio, lantânio, neodímio e praseodímio. Perigo para o meio ambiente, já que, como o próprio nome diz, essas terras são raras.

Descarte e reciclagem das baterias

Apenas um terço do valor de cada bateria consegue ser recuperado pelas poucas empresas especializadas na reciclagem do lítio. Como o carro elétrico ainda não tem um uso massivo, não se sabe exatamente o impacto que este descarte terá no planeta.

Quando as baterias de lítio ficam fracas demais para os carros, ainda podem ser aproveitadas com suficiência no uso doméstico porque mantêm 75% da sua capacidade. A Toyota, por exemplo, tem um programa que recicla e redireciona para outros fins as baterias do Prius, o híbrido mais vendido do mundo. Mas apenas agora outras marcas estão começando a seguir o exemplo da fabricante japonesa. 

 

Afinal, o carro elétrico vale ou não a pena?

Alguns países já definiram prazos para encerrar a produção de carros a combustão, mas apenas o tempo dirá se o carro elétrico é mesmo o carro do futuro.

Afinal, se há várias vantagens no modelo, também há muito o que considerar em logística, inovações e sustentabilidade, já que limpar de um lado para poluir do outro não é o ideal. 

E você, o que acha do carro elétrico? Gostaria de ter um na sua garagem?

Continue acompanhando o Blog da Zignet e conheça as novidades e dicas para manter a sustentabilidade no trânsito, com soluções eficientes para o meio ambiente!

Uma resposta

  1. Bom dia! O carro elétrico é um caminho sem volta, nunca tinha andado no carro elétrico mais tive uma oportunidade de fazer teste drive. Fiquei encantado com o carro, hoje eu trocaria meu carro por um carro elétrico. O carro elétrico é ruim para proprietário de posto de gasolina e mecânico. Outra coisa o meio ambiente agradece.

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