Você é um motorista recém-habilitado? Então vem com a gente que essas dicas vão te ajudar a dirigir melhor e com mais confiança!
Tirar a carteira de motorista é uma conquista incrível, uma emoção que dificilmente será esquecida. Mas entrar no mundo das estradas pode ser um pouco assustador para o motorista recém-habilitado. Não se preocupe, a Zignet está aqui para ajudar você a se sentir mais confiante ao volante!
Neste post, vamos compartilhar algumas dicas práticas para motoristas recém-habilitados. Desde enfrentar o estresse do trânsito até entender as sutilezas da etiqueta na estrada, nós vamos te ajudar a tornar sua jornada de condução mais suave e agradável. Vamos lá?
Conheça e respeite as leis de trânsito!
Um motorista recém-habilitado provavelmente tem as leis de trânsito na ponta da língua, certo? Mas as boas práticas que acarretam direção segura para você e os outros vão muito além do conteúdo discutido durante as aulas.
É preciso, além de conhecer, respeitar mesmo as questões mais básicas, como parar nas placas de “Pare”, ceder a passagem quando pedida e ter muita atenção aos limites de velocidade, por exemplo.
Afinal, mesmo as infrações leves podem causar prejuízos sérios, pondo em risco a integridade física e econômica do motorista recém-habilitado.
Por outro lado, é hora de lembrar também que o período da CNH provisória é bastante delicado. Na verdade, essa ainda não é a carteira, mas uma Permissão para Dirigir Veículo automotor (PDV) durante 12 meses probatórios em que a sua habilidade na prática do dia a dia será realmente testada.
Não esqueça: se um motorista recém-habilitado cometer uma infração grave, gravíssima ou for reincidente em infrações médias, pode não conseguir ter a CNH definitiva.
Se isso acontecer, você terá que recomeçar o processo de habilitação do início. Mas se correr tudo bem, aí sim, ao final dos 12 meses o PDV será trocado pela CNH.
Ande com documentos!
Todo mundo tem que andar com os documentos de identificação, mas quando você é motorista, tem que ficar ainda mais ligado para não esquecer nada. E é fácil, porque são apenas dois os documentos de porte obrigatório: a CNH (no caso do motorista recém-habilitado, a PDV) e o documento do carro (CRLV).
E agora, com a vida online, está tudo mais fácil, porque basta baixar o app da Carteira Digital de Trânsito (CDT) que você tem ambos os documentos digitais. O aplicativo pode ser baixado para Android e iOS.
E, claro, não esqueça de estar com os débitos do carro em dia, como IPVA, licenciamento e qualquer multa que apareça. Na Zignet você confere rapidinho se tem algum débito pendente só com a placa do carro.
Blitz e bafômetro
Todo mundo que dirige, seja um motorista recém-habilitado ou não, corre o risco de encarar uma blitz a qualquer instante, seja ela especial, como uma Lei Seca (RJ) ou o Programa Direção Segura (SP), ou de rotina. Por isso, além da documentação em dia, jamais dirija alcoolizado.
A tolerância legal do bafômetro é zero: qualquer quantidade de álcool registrada no bafômetro sujeita o motorista às penalidades da infração do artigo 165 do CTB. A infração é gravíssima, com multa (R$ 293,47) multiplicada por 5, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do veículo.
Porém, se o aparelho registrar quantidade igual ou superior a 0,3 mg de álcool por litro de ar alveolar, o condutor tiver sua capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência, a penitência é ainda mais pesada.
De acordo com o art. 306 do CTB isso é considerado crime de trânsito, passível de 6 meses a 3 anos de detenção, multa multiplicada por 10 e bloqueio, suspensão ou proibição de se obter a permissão (PDV) ou a habilitação (CNH).
O bafômetro não é obrigatório, mas a sua recusa também é considerada infração gravíssima, portanto o motorista está sujeito à mesma penalidade de quem tiver resultado positivo após soprar no aparelho.
Garanta que seu veículo está adequado
Manter o veículo em bom estado também é obrigação do motorista recém-habilitado. Então faça disso um hábito, sempre verificando a calibragem dos pneus antes de sair e checando se todas as luzes estão funcionando, por exemplo.
Freios, nível do óleo, água e demais fluidos também devem ser vistos periodicamente. Anote sempre a data de troca do óleo e da troca/balanceamento e cambagem de pneus e faça revisões regulares, especialmente antes de pegar a estrada.
Tenha um seguro
Ter um bom seguro é muito importante para reduzir os prejuízos diante de imprevistos. Eles podem acontecer com qualquer pessoa, motoristas recém-habilitados ou experientes. Afinal, por mais que você tenha uma direção defensiva, não está sozinho na rua.
O seguro pode ajudar em diversos casos, seja um roubo, furto ou uma colisão. Mas também tem vários serviços que ajudam muito a rotina do motorista, como troca de pneu, reboque, carga na bateria, chaveiro, etc. E você pode customizar seu seguro conforme as suas necessidades principais.
Pratique a direção defensiva
Praticar direção defensiva pode livrar o motorista recém-habilitado de muitos sufocos – inclusive quando ele já for um motorista experiente. Ou seja, essa forma de dirigir sem agressividade, procurando prever ações dos outros motoristas deve ser adotada para toda a vida.
Dirigir de forma defensiva é ter mais responsabilidade e segurança no trânsito. Veja algumas ações que podem ser adotadas com facilidade no dia a dia:
- Manter uma distância do veículo à frente de forma que o seu carro possa parar com segurança ao frear, mesmo que subitamente;
- Respeite ciclovias, ciclofaixas e os veículos menores em geral, como bicicletas, ciclomotores, motos, etc;
- Não dirigir com o estado emocional abalado ou quando estiver muito cansado ou com sono;
- Sinalizar todas as suas ações no trânsito com setas e pisca alerta;
- Respeitar todas as sinalizações evitando o excesso de velocidade;
- Reduzir a velocidade na chuva e aumentar a atenção ao redor;
- Ser gentil: dê passagem e não discuta com outros motoristas;
- Evitar distrações enquanto dirige, seja o celular ou o rádio;
- Não fazer ultrapassagens indevidas ou perigosas;
- Manter a manutenção do carro em dia;
- Não trafegar pelo acostamento;
- Usar cinto de segurança.
Saiba lidar com condições adversas
Tirar a primeira habilitação pode ser um sonho realizado, mas há momentos em que o trânsito pode ser muito estressante. Seja por congestionamentos, motoristas mal educados, estradas ruins ou condições climáticas adversas – como temporal ou neblina – é preciso manter a calma e encarar os desafios com a cabeça fria.
Então procure sempre se informar sobre as melhores técnicas de direção em estradas de terra, debaixo de tempestade, em alagamentos ou com nevoeiro intenso. Lembre-se que muitas vezes a melhor solução é buscar um lugar seguro e parar, esperando a situação melhorar.
Pratique suas habilidades
A grande diferença entre um motorista recém-habilitado e um motorista experiente é a prática. Então procure treinar bastante em situações diferentes, sempre com um motorista experiente como tutor, dando dicas e conselhos de quem já passou por circunstâncias complicadas.
Treine colocar o carro em vagas difíceis, dirigir à noite em locais pouco iluminados, engarrafamento em ladeiras íngremes, passar por grandes poças sem deixar o carro morrer e outros episódios que você até pode achar difícil de acontecer – mas podem te surpreender a qualquer momento na direção.
Enfim, pratique suas habilidades até estar bem seguro do que fazer em situações complicadas, sempre praticando a direção defensiva.
A Zignet te ajuda a dirigir com responsabilidade e confiança!
Ter calma, conhecer e respeitar as regras de trânsito, dirigir com responsabilidade, praticar bastante suas habilidades para ganhar confiança e manter seu carro em dia – mecânica e legalmente – são dicas fundamentais para quem acaba de tirar a carteira.
E não se preocupe, você pode contar sempre com a Zignet. A gente parcela seus débitos de multa, IPVA ou licenciamento em até 12X e vai sempre te ajudar com as melhores dicas sobre trânsito aqui no nosso Blog!
Gostou das dicas de hoje, então compartilhe com os amigos e continue acompanhando o Blog!