O trânsito é um assunto que pode causar muita preocupação, já que muitos motoristas podem infringir a lei, descumprindo regras e ocasionando acidentes de diversas naturezas.
Nesse sentido, conscientizar as pessoas a respeito de um trânsito mais seguro é uma das formas de garantir que mais pessoas tenham cautela ao dirigir e saibam cumprir às regras de trânsito, diminuindo as chances de acidentes e garantindo mais segurança a todos.
Com isso em vista, foi criada a campanha do Maio Amarelo, que discute temas importantes como a segurança veicular e várias reflexões ao redor desse tema. Para entender e conferir mais sobre essa temática, continue com a Zignet e aproveite a leitura!
O que é o Maio Amarelo?
O Maio Amarelo foi criado para conscientizar as pessoas sobre os perigos do trânsito e as irregularidades cometidas em ruas e rodovias. Esse é um movimento internacional, com intenção de chamar a atenção das pessoas a respeito dele, mostrando taxas e índices de acidentes e os motivos para eles acontecerem.
Dessa forma, várias instituições e organizações fazem projetos para movimentar a mídia, com vídeos, banners, imagens e uma série de materiais para fazer um conteúdo rico que conscientize o público.
Além do mês do Maio Amarelo, aqui no Brasil, temos a Semana Nacional de Trânsito, que também trata de conscientizar as pessoas para essa questão. Leia sobre depois!
Por que lembrar da campanha “Maio amarelo” todos os anos?
Com o amarelo à frente da campanha, que traz o significado de atenção e advertência, podemos entender que ela deve ser lembrada, anualmente, justamente por isso, para nos alertar dos perigos do trânsito, mostrando dados e promovendo consciência sobre o que diz a respeito de acidentes e regras de condução.
Nesse sentido, é possível que tanto pessoas mais novas entendam sobre o Maio Amarelo, criando mais empatia e discernimento a respeito da campanha, quanto que os outros condutores mais experientes relembrem algumas regras de trânsito e reflitam como é a sua conduta diária.
Dessa maneira, é um ótimo momento para promover ações que tragam dados exatos, com números de acidentes que tiveram no último ano e quais foram as principais causas, com isso, as pessoas podem visualizar melhor e, consequentemente, serem mais impactadas.
Alerta: números de acidentes em 2023
O número de acidentes aumentou consideravelmente no ano de 2023 em comparação com 2022. De acordo com levantamentos, em praticamente todas as capitais brasileiras o nível de acidentes de trânsito se elevou. Em São Paulo (SP), em fevereiro, o crescimento no número de mortes foi de 53% comparado ao mesmo mês do ano anterior.
Além disso, outras cidades estão com o índice maior de acidentes, como o Distrito Federal e Porto Alegre, tornando-se as mais perigosas quando o assunto é direção.
Como promover um trânsito cada vez mais seguro?
Atentar-se a alguns tópicos é fundamental para que você mude sua conduta no trânsito, promovendo mais benefícios para você e para outras pessoas. Nesse sentido, preste atenção nos seguintes pontos:
1. Respeite as leis e as placas de trânsito
Esse é um ponto-chave que, por mais que seja óbvio, muitas pessoas não o seguem, visto que, em 2020, cerca de 53,7% dos acidentes foram causados por imprudência e descumprimento da lei. Dessa forma, obedecer aos limites de velocidade, usar cinto de segurança e andar nas faixas corretas, não ultrapassando em locais proibidos, já reduziria esse número elevado de acidentes.
2. Redobre a atenção em áreas de risco
Tenha mais atenção em áreas como cruzamentos, curvas, trechos de obras, escolas e hospitais. Esses são locais que acontecem mais acidentes, visto que contêm um fluxo maior de pessoas em boa parte deles.
Além disso, um tópico que pode te ajudar é a direção defensiva, ou seja, dirija atento para evitar acidentes. Confira mais sobre esse tema depois!
3. Não use o celular ao volante
O uso do celular na direção é um dos principais causadores de acidentes nos últimos anos. O aparelho causa distração no condutor, mesmo uma ação simples, como enviar um áudio, pode causar acidentes de proporções catastróficas, comprometendo a vida de outras pessoas no trânsito.
4. Dê preferência aos pedestres
Sempre dê preferência aos pedestres, ao avistar uma faixa, já reduza a velocidade e pare para a pessoa atravessar. Além de gerar uma gentileza, também evita acidentes, principalmente com pedestres desatentos.
Ah, e não se esqueça dos ciclistas, por mais que estejam em um meio de transporte diferente, eles também utilizam as mesmas vias dos carros (quando não há ciclovia), e muitas vezes são ignorados pelos motoristas.
5. Sempre faça a revisão do seu veículo
Tenha a mecânica sempre em ordem e todo o veículo em boas condições, ou seja, dê atenção para todas as partes do seu veículo, desde a mais simples até a mais complexa e mantenha uma rotina de revisão na sua oficina de confiança.
6. Nunca beba álcool e dirija
Ingerir álcool reduz a capacidade motora, deixando nosso corpo mais relaxado e mole, além de perdermos um pouco da nossa consciência sobre o que estamos vendo, de fato. Além disso, dirigir embriagado infringe a Lei de n.º 11.705, mais conhecida como a Lei Seca.
Portanto, ter mais consciência sobre o trânsito e seguir leis ajuda a melhorar os índices de acidentes e garantir mais segurança para todos que estão nele, sejam motoristas ou pedestres.
Gostou deste conteúdo? Aqui na Zignet, você encontra muito mais sobre conscientização e leis de trânsito. Ah, e não esqueça de conferir as novas leis de trânsito para 2023 e veja tudo o que mudou. Até a próxima!