Logo Zignet branco

| Blog

IPVA 2023 SP: o que você precisa para deixar o seu em dia

Tempo de leitura: 4 minutos
São Paulo
Índice do conteúdo
5/5 - (1 vote)

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é uma dos impostos mais conhecidos e temos que pagá-lo a cada ano. O valor venal do veículo se altera a cada novo ano, por isso, ficar por dentro das alterações é um ponto fundamental, uma vez que, dependendo a data de pagamento, você pode ter desconto!

Pensando nisso, separamos alguns tópicos para explicar como está o valor do IPVA do ano de 2023 para o Estado de São Paulo. Para entender mais, continue com a gente e aproveite a leitura!

IPVA 2023 SP: valores, consulta, tabela, pagamento e mais!

O IPVA é um imposto pago anualmente, que tem como destino para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), para o Estado e o município em que o carro está registrado.

Caso você pague o imposto à vista, são abatidos 3% do valor total, ou se preferir, existe a possibilidade de parcelar em até 5 vezes. Tanto para quem pagar à vista ou parcelado no Detran-SP, há a possibilidade de utilizar a nota Fiscal Paulista para abonar uma parte do valor.

Esse imposto deve ser um pouco mais caro no ano de 2023 devido à inflação que circula o país e a escassez de peças no mercado. Dessa maneira, confira qual o valor que seu veículo está na tabela FIPE e fique atento para não ter uma surpresa.

Aproveite e leia também: Rodízio SP: saiba como funciona o rodízio de carros em São Paulo.

Como é calculado o IPVA 2023 SP? Qual é a alíquota?

O cálculo para você saber qual será o valor do seu IPVA consiste em uma conta bem fácil, cabe analisar os seguintes pontos:

  • valor venal do veículo;
  • alíquota do IPVA de SP.

Assim, você precisa multiplicar um número pelo outro para chegar ao valor final. Por exemplo, caso seu carro esteja com o valor na tabela FIPE por R$ 50.000,00, e esteja registrado no Estado de São Paulo, multiplique por 4% da alíquota (para veículos de passeio). Feito isso, o valor do seu IPVA será de R$ 2.000,00.

Quais as porcentagens de alíquotas do IPVA 2023 SP?

As alíquotas não sofreram alterações em seus valores. O que mudou é que a tributação para locadoras de automóveis caiu de 4% para 1%. Confira qual o percentual de alíquota do IPVA de 2023 para São Paulo:

Tipo de VeículoPorcentagem do IPVA
Carro de passeio4%
Motocicletas/similares2%
Caminhonetes de cabine simples2%
Micro-ônibus2%
Ônibus2%
Maquinário pesado2%
Caminhão1,5%
Veículos de locadoras1%

Por mais que as alíquotas continuem as mesmas, o valor venal dos veículos teve uma alta significativa — então, se atente a isso caso faça o cálculo.

Prazos para pagamento do IPVA 2023 SP

Para o pagamento do IPVA é necessário se atentar às datas de cada cota para a realização da quitação dos valores, no caso da opção do parcelamento.

Placa1ª Cota2ª Cota3ª Cota4ª Cota5ª Cota
Final 111/jan11/fev11/mar11/abr11/mai
Final 212/jan12/fev12/mar12/abr12/mai
Final 313/jan13/fev13/mar13/abr14/mai
Final 416/jan16/fev16/mar16/abr16/mai
Final 517/jan17/fev17/mar17/abr17/mai
Final 618/jan18/fev18/mar18/abr18/mai
Final 719/jan19/fev19/mar19/abr19/mai
Final 820/jan20/fev20/mar20/abr20/mai
Final 923/jan23/fev23/mar23/abr23/mai
Final 024/jan24/fev24/mar24/abr24/mai

Onde consultar o IPVA 2023 SP?

Para consultar o IPVA 2023, siga os esses passos:

  • Acesse o site da Sefaz;
  • Crie uma conta ou realize o login;
  • Insira os dados solicitados;

Feito isso, você vai conseguir verificar qual é o valor do seu IPVA. Outro processo de pesquisa de seus débitos veiculares é pela plataforma da Zignet!

Você consegue verificar como está sua situação apenas usando a placa do veículo! Acesse e faça sua pesquisa do IPVA. É simples, rápido e gratuito!

Veículos isentos do IPVA SP 2023

Segundo a lei estadual 17.293/2020, a isenção do IPVA pode ser realizada por pessoas com algum tipo de deficiente física severa ou profunda, que não consiga utilizar o veículo com o molde de fábrica, necessitando adaptação e/ou customização do mesmo. Além disso, pessoas com outros tipos de deficiências, como visual, mental ou autismo, também podem requerer a isenção.

Fora pessoas com deficiências, pessoas com problemas de saúde, também podem pedir a isenção do IPVA. Sendo elas:

  • hérnia de disco;
  • tendinite;
  • mastectômica;
  • síndrome do túnel do carpo ou artrose.

Além disso, veículos que tenham mais de 20 anos não precisam pagar o IPVA.

O que acontece se eu não pagar o IPVA 2023?

Caso o valor do IPVA não seja pago no prazo, o imposto sobre juros é de 0,33% por dia de atraso, podendo chegar até o máximo de 20% de multa. Além disso, o IPVA vencido acumula juros mensais em cima da Taxa SELIC e entra em dívida ativa.

Devido ao atraso do IPVA, o condutor também não poderá tirar o licenciamento nem renovar o CRLV Digital e, consequentemente, ser punido com multas e ter o veículo removido até a regularização, caso seja pego circulando com o CRLV atrasado.

Confira nossa matéria completa sobre o atraso do IPVA!

Qual é a melhor forma de pagar o IPVA 2023?

Para pagar seu IPVA com mais facilidade e não se preocupar com parcelas altas, aqui, na Zignet você consegue parcelar seu IPVA em até 12x no seu cartão de crédito, deixando seu orçamento financeiro mais equilibrado e com parcelas que cabem no seu bolso.

Confira: como aproveitar o 13º para regularizar documento do veículo?

Vimos que o IPVA é um imposto que muda de valor dependendo do ano, em 2023 é para estar um pouco maior que os anos anteriores. Mas pelo menos no estado de SP, as taxas continuaram as mesmas.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, e para entender mais sobre impostos como o IPVA — continue seguindo o blog da Zignet. Até a próxima!

 

Banner parcelamento online

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações