Logo Zignet branco

| Blog

Entenda o que é um teste psicotécnico e como se preparar!

Tempo de leitura: 4 minutos
teste psicotécnico
Índice do conteúdo
5/5 - (1 vote)

O teste psicotécnico é utilizado para em muitas organizações, mas principalmente nos Detrans de todo o Brasil, testando quem está tirando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, é um teste considerado por muitos, difícil.

Dessa forma, entender um pouco mais sobre seus processos pode ajudar a entender mais sobre ele e o que cada teste representa.

Para te ajudar a entender mais sobre cada um dos testes psicotécnicos disponíveis nessas áreas, a Zignet separou tópicos para esclarecer suas dúvidas e explicar o que cada um representa. Continue a leitura e aproveite!

O que é o teste psicotécnico?

É um teste realizado pelo Detran como um meio de avaliação para com os pretendentes a tirar a habilitação e, com o exame feito, é possível ter uma base de definição sobre as capacidades cognitivas e comportamentais de um indivíduo.

O teste psicotécnico é considerado uma ferramenta muito bem ela para essa avaliação, visto que, esse teste consegue identificar como a pessoa reagiria em determinadas situações, como se agiria de maneira imprudente no trânsito.

O primeiro passo para passar em um teste como esse é ter um bom controle emocional, temperamental, dessa forma, as chances podem aumentar consideravelmente. Além disso, vale ressaltar que esse exame não é utilizado apenas para tirar a CNH, é utilizado também em concursos públicos e até mesmo por empresas para a admissão de colaboradores.

Quer entender mais sobre o Detran? Confira: o que é Detran? Saiba tudo sobre suas funções!

Modelos de exame psicotécnico:

O teste psicotécnico pode utilizar de um ou mais modelos de testes, isso vai depender do local que você realizar a aplicação. Confira quais são os testes:

— Teste PMK

Esse é o modelo mais utilizado para tirar a carteira de habilitação. Ele tem como objetivo examinar como está a capacidade e coordenação motora do candidato, pedindo a realização de desenhos como linhas paralelas, círculos, casas, entre outros.

— Teste psicotécnico de Anamnese

Esse é um teste em qual o indivíduo passa por uma entrevista, com isso, é possível analisar como é a parte da vida do candidato, realizando perguntas corriqueiras, e nenhuma pergunta que possa interferir no julgamento do mesmo, como: preconceitos, valores e estereótipos.

Com o decorrer das perguntas, o profissional pode identificar indivíduos de bipolaridade, impulsividade, entre outros, tudo isso por meio de alguns aspectos, tais como:

  • tom de voz;
  • o candidato começar a suar devido algumas perguntas;
  • movimentos corporais;
  • agressividade nas respostas;
  • dificuldade de responder às perguntas.

Confira: quais equipamentos de segurança são obrigatórios no carro?

— Teste psicotécnico: atenção concentrada

Nesse modelo de teste é identificado se o indivíduo consegue se manter concentrado durante um certo período. Ele recebe uma folha com vários triângulos em tamanhos diferentes, com isso, é necessário que ele identifique linhas e marcas que ocupam. Podendo ser aplicado individualmente ou em grupo.

Esses três são os testes mais utilizados pelo Detran, geralmente, é utilizado pelo menos dois deles nas aplicações, embora não seja uma regra, já as aplicações podem variar de uma instituição para outra.

Como se preparar para realizar um bom teste psicotécnico do Detran?

Mesmo sendo um teste que não tem como se preparar como os modelos teóricos e práticos, existem outras formas de se preparar, confira algumas dicas:

  1. Dormir bem é essencial: Caso durma muito tarde ou tenha uma noite mal dormida, pode afetar diretamente o seu raciocínio lógico e de memória. E como esse é um processo importante para tirar a carteira, se prepare para dormir mais cedo;
  2. E antes de dormir, evite utilizar o celular, já que seu uso afeta diretamente a melatonina, o hormônio do sono, fazendo com que você não durma tão bem;
  3. Se alimente bem, e busque por comidas mais leves, que você já conhece — para não ocorrer nada de errado e não passar mal;
  4. A organização é algo que deve se programar, geralmente esses testes duram um longo período, às vezes, precisa tirar toda a manhã para realizar, visto que são mais pessoas que farão o exame com você.

Outra dica para se preparar para o teste é baixar aplicativos que simulem questões de raciocínios lógicos para entender como funciona e exercitar a mente — só que não precisa ser no dia anterior!

Vimos que o teste psicotécnico é bem utilizado para conseguir analisar como o indivíduo se porta em determinadas situações e se está realmente apto para conduzir um veículo, e por mais que reprove uma vez, é possível tentar realizar outras, visto que, alguns candidatos podem ficar nervosos na primeira vez.

Agora que sabe sobre como ir bem no psicotécnico, confira nosso blog: saiba como fazer o simulado para a prova do Detran SP

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, e para conferir mais dicas sobre CNH — continue acompanhando o blog da Zignet!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações