Logo Zignet branco

| Blog

Entenda sobre a Semana Nacional de Trânsito e sua importância!

Tempo de leitura: 4 minutos
Semana Nacional de Trânsito
Índice do conteúdo
5/5 - (1 vote)

A maioria de nós enfrenta o trânsito diariamente, seja com carro, moto ou até mesmo andando pela cidade. E sabemos dos perigos que ele pode nos trazer e da importância de seguirmos normas e regras — para que haja uma segurança nas ruas para todos e o trânsito flua sem muitos transtornos.

Entretanto, sabemos que não é sempre assim que acontece. Infrações são vivenciadas e sofridas todos os dias e não é a toa que vemos notícias e nos deparamos com acidentes frequentemente.

Por isso, a Semana Nacional de Trânsito visa promover uma conscientização para a população! Para entender mais sobre essa semana, continue em nosso post e aproveite a leitura!

Quando é a Semana Nacional de Trânsito? Por que ela foi instituída?

A Semana Nacional de Trânsito acontece todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro — desde o ano de 1998. Na verdade, essa campanha de conscientização vem sendo usada como campanha nacional desde o ano de 1958, como o “Dia do Trânsito”.

O motivo da criação de uma semana para falar sobre o trânsito foi, exatamente, conscientizar as pessoas, uma vez que, a imprudência que vemos atualmente pelas ruas é o principal fator de, praticamente, 90% dos óbitos que ocorrem no trânsito!

Uma taxa elevadíssima que poderia e deveria ser muito menor, caso as pessoas tivessem mais responsabilidade sobre seus atos no trânsito.

E com essa taxa alta, o Brasil, atualmente, está entre os 4 países que mais sofrem com mortes no trânsito, segundo relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde). No período de janeiro a outubro do ano de 2020, chegamos a registrar a marca de 80 mortes diárias devido a acidentes de trânsito.

Por que devemos falar sobre a segurança no trânsito nesta data?

Falar sobre esse assunto durante toda essa semana é ideal para que as pessoas tentem absorver cada vez mais informações sobre como promover a segurança no trânsito, visto que é a semana específica para isso.

Por isso, caso você tenha uma empresa ou trabalhe com planejamentos de eventos no seu trabalho, é essencial escolher um momento para dar atenção a isso, promovendo palestras e atividades na sua organização! Além de que, claro, você se aprimorar e entender mais sobre essa semana – é fundamental!

Promova-se a fazer ações na Semana Nacional de Trânsito

Sabemos que você e boa parte das pessoas utilizam algum meio de transporte para se locomover, dessa forma, promover-se a alguns eventos durante essa semana pode ser muito proveitoso! Separamos algumas dicas do que você pode realizar e fazer durante essa semana tão importante:

1. Treine a sua direção defensiva e segura

Só quem pega trânsito todos os dias, sabe o quanto é perigoso e desgastante essa rotina. Por isso, foque em um treinamento sobre direção defensiva, busque estudar, assistir vídeos e leia materiais que demonstrem a forma mais segura de se comportar no trânsito.

Com isso, é possível desenvolver suas habilidades de motorista, que visam aumentar a atenção, otimizar a visão periférica, observar como o trânsito está se comportando em determinado dia e conseguir se esquivar de algum possível acidente.

Para te ajudar ainda mais nesse ponto, separamos um post exclusivo que vai te ajudar a entender mais sobre: Quais são os principais elementos da direção defensiva? Confira depois!

2. Busque participar de atividades dinâmicas

Claro que esse incentivo pode ocorrer durante todo o ano, mas como a rotina acaba sendo muita corrida, essa semana pode ser perfeita para você promover medidas de cuidado com a sua vida e os demais que também estão no trânsito no dia a dia.

Uma ótima técnica que pode ser utilizada é escutar podcasts e assistir a vídeos sobre a semana de trânsito. São conteúdos rápidos e fáceis de serem encontrados, que contam com diversos temas que podem ser consumidos de maneira bastante acessível.

3. Estimule a sua reflexão sobre a segurança no trânsito

Eventos com palestras, que podem ser conduzidas pelo seu próprio município ou por sua empresa podem ser uma forma muito válida de se aprimorar, uma vez que esse momento de aprendizado fará com que você reflita sobre a educação no trânsito, te trazendo a possibilidade de desenvolver mais empatia e criar novas visões sobre o assunto.

Refletir sobre as multas, penalidades e como evitá-las pode ser um ótimo tema a se buscar, afinal, são infrações cometidas no trânsito que nem ao menos percebemos, como falar ao celular ou não usar cinto de segurança, que além de penalidades, pode acarretar acidentes graves!

Como se define a campanha anual?

A campanha é realizada anualmente pela Secretária Nacional de Trânsito, dispondo de recursos para promover campanhas para a sociedade, sugerir eventos, palestras e meios de comunicação que serão utilizados durante esse período e por todo o ano também.

Guarda de transito com as mãos na cintura.

O tema da campanha de 2022 é justamente “Juntos salvamos vidas”, que visa, com base nas atitudes individuais, promover uma melhora do trânsito brasileiro e fazer com que a população tenha mais responsabilidade consigo mesmo e com os outros.

Vimos que o trânsito brasileiro é muito violento, que os acidentes ocorrem sempre e muitos deles são causados por infrações e desrespeitos às leis, fazendo com que o número de óbitos ocorram em grande índice por todo do país.

E que essa conscientização não ocorra apenas durante essa semana, mas sim todos os dias do ano, além de ser responsabilidade de todos, justamente para promover mais calma, empatia e responsabilidade no trânsito!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas para que elas entendam o motivo dessa semana ser tão importante para a conscientização de um trânsito mais seguro!

E não deixe de conferir: Como identificar e quanto tempo demora para multa aparecer no Detran?

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações