Todo proprietário de veículo está sujeito à taxa de licença anual, independente do uso. Em caso de licenciamento atrasado, está prevista uma multa de R$293,47.
Essa penalidade é facilmente evitável, mas pode comprometer outras despesas do automóvel, como manutenções, troca de pneus ou até mesmo abastecimento, levando em conta a alta do combustível. (Quer saber como calcular qual combustível vale mais a pena, leia aqui no nosso artigo.)
Fora isso, conforme consta no artigo n°230 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sem a licença atualizada pode levar à apreensão do veículo, além da perda de 7 pontos na carteira de habilitação.Por esses motivos é altamente recomendável pagar o licenciamento. A boa notícia é que a regularização pode ocorrer de forma parcelada.
Com o sistema de pagamento Zignet, é possível quitar dívidas de veículos como IPVA, Licenciamento, DPVAT e Multas em até 12x, utilizando cartão de crédito. Continue lendo para saber mais.
Do que se trata o licenciamento?
O licenciamento é um dos impostos mais importantes do país. É pago anualmente e dá aos motoristas permissão para dirigir em vias públicas.O prazo é definido por mês, de acordo com o final da placa do veículo. No entanto, é possível pagar a licença antecipadamente através de plataformas online, como a Zignet.
Todo motorista deve sempre portar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). Se ele estiver com o licenciamento atrasado e for parado em uma Blitz, ele pode ser multado e até ter seu carro apreendido. Atualmente, a regularização de veículos é digital e mais eficiente, economizando tempo e recursos para os proprietários e otimizando os processos do Detran
Isso significa que, após o pagamento da taxa de licenciamento, o CRLV-e pode ser baixado e impresso diretamente no portal do Detran do seu estado, no aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito do governo federal e no portal de atendimento da Senatran.
Mas ao fazer esse processo diretamente pelos departamentos oficiais, o proprietário só poderá pagar o licenciamento por meio do boleto gerado na página. Já para os condutores que procuram comodidade, a Zignet permite consultar gratuitamente o licenciamento de um veículo através do número da placa. E melhor ainda, você pode pagar online e parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.
Este é um processo simples que leva apenas alguns minutos. Continue lendo e saiba como fazer pagar o licenciamento que está atrasado e colocar seu veículo em dia.
Como pagar licenciamento atrasado em parcelas:
Pagar o licenciamento atrasado não precisa ser um problema. Você pode parcelar a taxa, juntamente com outros débitos e multas do veículo, em até 12 vezes no cartão de crédito. Para isso, primeiramente acesse a aba de parcelamento online em débitos veiculares , depois siga o passo a passo:
- Tenha em mãos a placa do veículo que está com o licenciamento atrasado e o número do Renavam. É possível encontrar esse número no documento do veículo.
- No site da Zignet, procure a aba parcelamento online;
- Depois encontre a opção débitos veiculares;
- Na próxima página, insira o número da placa do seu veículo no espaço fornecido e selecione “consultar”;
- Se solicitado, preencha o número do Renavam, bem como o local onde o automóvel foi emplacado;
- Prossiga em “consultar” e verifique as informações de licenciamento online e dívidas pendentes;
- Selecione quais você deseja regularizar;
- Escolha o número de parcelas desejado.
- Insira os dados do seu cartão de crédito para concluir a transação.
Como pagar o licenciamento pelo celular
Além de parcelar o licenciamento atrasado online pelo site da Zignet, os condutores podem realizar o pagamento por meio do aplicativo para smartphones Android.
Por enquanto, os usuários do iPhone devem pagar o licenciamento pelo método indicado acima. Mas em breve, o aplicativo para este sistema operacional também estará disponível.
Veja abaixo os passos a serem seguidos por usuários do sistema Android:
- Acesse sua loja de aplicativos móveis;
- Na barra de pesquisa, digite “Zignet”;
- Encontre o aplicativo “Zignet”, selecione e instale o aplicativo;
- Após a instalação, abra o aplicativo.
- Então repita o processo: “parcelamento online → Débitos veiculares → Inserir número da placa e Renavam → Consultar os débitos → Selecionar a quantidade de parcelas → Inserir o número do cartão e finalizar”.
Após a conclusão da solicitação de parcelamento, você receberá todas as informações do pedido, bem como o comprovante de pagamento dos débitos em até 48 horas ou após a confirmação do pagamento
Quando o licenciamento atrasado é regularizado?
Após o pagamento da licença online, é necessário aguardar alguns dias para que o CRLV Digital esteja disponível no Portal do Detran, no Portal de Serviços Senatran ou no aplicativo “Cartão de Trânsito Digital (CDT)” disponível para Android e iPhone
Uma versão em PDF também está disponível no App CDT, para que o motorista possa salvá-la em seu celular ou consultá-la mesmo que não tenha internet.
No passado, todos os documentos eram gerados em papel moeda verde e precisavam ser impressos. Porém, muitos motoristas se esqueciam de portar o documento e acabavam recebendo multas.
Para amenizar esse problema, o processo agora é totalmente digital, sem mais documentos em papel. Dessa forma, o motorista pode ter o CRLV em seu próprio celular, disponível sempre que precisar, poucos dias após pagar o licenciamento online.
No entanto, quem ainda prefere ter o documento impresso, por segurança, evitando contratempos como esquecer o celular ou ficar sem bateria, por exemplo, pode continuar com esse procedimento. O CRLV Digital é uma comodidade para os motoristas, mas não é obrigatório.
Para fazer isso, você precisa imprimir o documento seguindo as diretrizes a seguir.
- Utilizar folha sulfite comum;
- Imprimir em folha única;
- Utilizar tinta preta;
- Este deve conter o QR-Code, pois com ele as autoridades poderão verificar a autenticidade da licença.
Viu como é fácil regularizar o licenciamento atrasado? Esperamos que este artigo tenha sido útil. Além disso, conheça nosso serviço de pagamento para diversos tipos de contas, como boleto de faculdade, energia e plano de saúde, por exemplo.