No varejo já foi muito mais comum comprar eletrodomésticos, eletroeletrônicos, e outros itens com um ticket médio maior em vários boletos. Assim, mensalmente, o pagamento deveria ser realizado diretamente para aquela loja emissora. Mesmo que não percebamos, o pagamento por crediário fez parte da vida de muitas pessoas.
Mesmo após tanto tempo ter se passado, o crediário não desapareceu por completo. Ele ainda pode ser uma ótima opção para os lojistas, principalmente quando se refere à união com o cartão de crédito. Aproveite, agora, para conhecer as vantagens dessa aliança tão sólida.
Quais as vantagens do crediário para um lojista?
Antes de mais nada, é preciso ter uma base mínima para conseguir montar um sistema de crediário inteligente.
Confira, abaixo, quais as principais vantagens de aliar o crediário ao seu negócio.
Prazos extensos
Quando uma compra é parcelada no cartão de crédito, ou alguém utiliza um cheque pré-datado, é muito difícil que um consumidor consiga dividir o seu pagamento em mais do que 12 vezes. No entanto, quando um financiamento no crediário é colocado em prática, esse limite pode ser estendido para até 18 parcelas. Muito atrativo para quem deseja realmente adquirir um produto ou serviço.
É válido lembrar que o financiamento por meio do crediário não deve ter relação com um número mínimo de parcelas, mas sim com o perfil de risco de cada um de seus clientes. Dessa forma, para conseguir oferecer prazos maiores, o ideal é que uma política de crédito seja estabelecida anteriormente, criando uma relação de lealdade.
Taxas de juros reduzidas
Uma das grandes motivações vistas pelos clientes é a de juros baixos durante um parcelamento. É exatamente isso que um crediário oferece: juros reduzidos em comparação a outros locais. Sendo assim, as taxas que irão incidir nos pagamentos de um carnê que esteja atrasado são inferiores àquelas cobradas por um cartão de crédito.
Uma loja que tem a capacidade de fazer com que esse sistema se torne atrativo para o cliente tem grandes chances de estimular compras maiores, além de agregar uma grande importância dentro do mercado competitivo, demonstrando que você poderá se posicionar do melhor modo possível em relação à concorrência.
Vendas mais volumosas
Durante períodos em que o consumo está um pouco mais retraído, o dinheiro para de circular pelo mercado. No entanto, o crediário se mostra uma maneira muito atrativa de fazer com que as vendas continuem acontecendo. Isso se deve à possibilidade de negociação da forma de pagamento, permitindo que o cliente possa vislumbrar o pagamento futuro.
Quando um lojista oferece um poder de compra maior para o seu cliente, ele conseguirá, por consequência, registrar um número cada vez mais amplo de vendas. Dessa forma, será necessário ter cuidado, apenas, para não acabar oferecendo mais do que o consumidor possa pagar.
Ampla possibilidade de negociação
Se você acha que as vantagens do crediário estão resumidas, unicamente, a juros menores ou mais tempo para realizar o pagamento, então está muito enganado. Essa é uma modalidade que oferece ao consumidor uma maior possibilidade de negociar as suas dívidas e continuar comprando.
É válido ressaltar acerca da importância de observação das possibilidades de negociação, permitindo que as lojas que possuem crediário próprio tenham um maior poder sobre essa situação. Isso se deve ao fato de que, ao trabalhar com o próprio recurso, um lojista poderá ter autonomia para tomar a decisão que mais se adeque às necessidades do momento.
Quando uma loja oferece uma possibilidade para que os seus clientes negociem, automaticamente se mostra mais atrativo, visto que demonstra confiança. No entanto, lembre-se que, para que eles obtenham esse privilégio, é necessário cumprir determinados requisitos como, por exemplo, estipular um valor mínimo de compra.
Como liberar o crédito para o consumidor?
Mesmo que o sistema de crediário pareça bastante atrativo, o ideal é se organizar antes mesmo de implementá-lo. Dessa forma, a sua loja terá um controle total diante de lucros, gastos e pontos recebidos pelos clientes. Veja, abaixo, quais as melhores maneiras de liberar crédito para o consumidor.
Crie uma política de concessão de crédito
Para começar da maneira correta, trace um perfil de cliente que a sua loja recebe semanalmente ou mensalmente. Um negócio precisa ter uma política de concessão de crédito bastante sólida, mostrando ao cliente o porquê de ele preferir o crediário à qualquer outra forma de pagamento.
Além de conseguir economizar bastante tempo e dinheiro, uma política de concessão que se mostra eficaz conseguirá identificar, facilmente, o risco de inadimplência para cada um dos clientes que costumam investir ali.
Tenha crédito para poder liberá-lo
Este é um ponto de extrema importância. O crédito ao consumidor se mostra uma ferramenta indispensável para que as vendas sejam impulsionadas. No entanto, será necessário ter um crédito bem definido e um alto senso de responsabilidade para que esse sistema funcione. Para conseguir vender no crediário, ofereça condições de financiamento atrativas e avalie bem os riscos, o quanto sua empresa pode absorver em relação aos juros e quanto o cliente irá pagar. Não adianta realizar vendas altas e o seu cliente não conseguir honrar as parcelas, mesmo que o risco fique dividido com a operadora do cartão de crédito.
Alie o crediário ao cartão de crédito com a Zignet
Agora que você entende quais as maneiras mais eficientes de oferecer o sistema de crediário na sua loja, que tal fazer uma aliança sólida com o cartão de crédito? A Zignet tem as melhores maquininhas do mercado, permitindo um parcelamento em até 18 vezes, para que você ofereça ao seu público as condições de pagamento mais atrativas. Veja nosso vídeo com maiores informações.